Disciplina Curricular
Análise de Dados e Modelação Estatística ADME
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática - LETI 2021
Contextos
Grupo: LETI 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Probabilidade e Estatística.
Objectivos
- Introduzir noções básicas de Estatística Aplicada e a sua relevância na Ciência dos Dados. - Analisar dados reais usando métodos estatísticos para extrair informação relevante sobre os mesmos e resolver problemas práticos, usando um software estatístico. - Conhecer as vantagens e limitações das várias metodologias estatísticas para tirar melhor partido das mesmas na resolução de problemas reais. - Encontrar evidências estatística nos dados com base em modelos ajustados às observações recolhidas. Inferir sobre hipóteses de interesse associadas ao modelo selecionado. - Resolver um problema real utilizando o conhecimento acumulado nesta unidade curricular: projeto computacional.
Programa
1. Análise exploratória de dados: (i) Introdução ao R. (ii) Visualização de diferentes tipos de dados. (iii)Tratamento de valores omissos. (iv) Deteção de outliers. 2. Redução da dimensionalidade: análise em componentes principais. Matrizes de covariância e correlação. 3. Modelos de regressão: Gaussiana, Logística, Poisson. Seleção de variáveis. Técnicas de diagnóstico. Validação do modelo. Predição. 4. Modelação de dados independentes versus dados com dependência temporal. 5. Métodos de reamostragem: Jackknife, bootstrap, testes de permutação e validação cruzada. 6. Elementos da metodologia Bayesiana: representação a priori (distribuições conjugadas e não informativas), inferência pelo teorema de Bayes e aplicações a problemas com dados reais. 7. Classificação: Probabilidade total de má classificação, discriminante linear de Fisher, regras de classifcação de Bayes. Avaliação do desempenho de uma regra de classificação.
Metodologia de avaliação
Um Teste de 1h30m (50%), com nota mínima de 8.0 valores, e um Projeto Computacional (50%)
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador – A realização do projecto envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização do projecto envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação do relatório do projecto, 10% da classificação é atribuída à forma do relatório e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão do projecto.
Componente Laboratorial
Trabalhos laboratoriais realizados com auxílio do R (ou equivalente).
Componente de Programação e Computação
Os trabalhos laboratoriais e o projeto envolvem programação em R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.