O Mestrado em Eng. de Telecomunicações e Informática
Ao terminarem a LETI os alunos têm acesso directo ao Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (METI).
O METI recebeu, em Novembro de 2009, a Marca de Qualidade EUR-ACE; foi o primeiro Mestrado de 2º ciclo a receber esta distinção no país. Esta Marca de Qualidade é atribuída segundo critérios definidos pela associação ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education, e consagra uma referência Europeia para qualidade da formação em Engenharia. Destina-se também a promover a mobilidade no mercado de trabalho Europeu: um Curso ao qual tenha sido atribuída a Marca de Qualidade EUR-ACE será automaticamente reconhecido em todos os países da União Europeia.
O METI orgulha-se de incluir algumas disciplinas em áreas extremamente recentes, que são praticamente únicas no panorama internacional, como por exemplo, Ciber-Segurança Forense, Computação em Núvem, Redes Ópticas, e Extracção e Análise de Dados da Web.
O METI está estruturado num Troco Comum e três Áreas de Especialização (AE) com os seguintes objectivos de formação:
· Redes Móveis, Ópticas e Multimédia – Estudar as Redes e Sistemas de Telecomunicações mais importantes que suportam a Internet e perceber a sua evolução para o suporte integrado de mobilidade, segurança e comunicações multimédia.
· Aplicações Móveis, Entre-Pares e na Nuvem – Estudar os paradigmas utilizados nas aplicações e serviços da Internet mais recentes; fornecer competências avançadas de concepção e desenvolvimento de aplicações para ambientes “mobile, P2P e Cloud”.
· Gestão das Redes, da Informação e dos Serviços – Estudar as principais metodologias utilizadas na gestão e planeamento das Redes e dos Sistemas de Informação nela suportados, e na extracção e tratamento da informação da Web.
As disciplinas do tronco comum são Desempenho e Dimensionamento de Redes e Sistemas, Redes de Comunicações Móveis, Ciber-Segurança Forense, Sistemas de Posicionamento e Telecomunicações por Satélite, Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet, Comunicação Multimédia, Computação Móvel, Extracção e Análise de Dados da Web.
As disciplinas da AE de Redes Móveis, Ópticas e Multimédia são: Sistemas de Posicionamento e Telecomunicações por Satélite, Redes Veiculares, Redes de Sensores, Comunicação Multimédia, Redes Ópticas.
As disciplinas da AE de Aplicações Móveis, Entre-Pares e na Nuvem são: Sistemas entre Pares e Redes Sobrepostas, Computação em Nuvem, Computação Móvel, Plataformas para Aplicações Distribuídas na Internet, Aplicações e Implementação de Sistemas de Segurança.
As disciplinas da AE de Gestão das Redes, da Informação e dos Serviços são: Engenharia de Serviços, Engenharia de Tráfego, Arquitectura, Processos e Ferramentas de Sistemas de Informação, Administração e Optimização das Bases de Dados, Extracção e Análise de Dados da Web.
O currículo do METI integra ainda uma Área Complementar em Liderança, Organização, Economia e Gestão com as seguintes disciplinas: Gestão de Políticas Públicas de Telecomunicações, Arquitectura Organizacional de Sistemas de Informação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Engenharia Económica, Modelos de Apoio à Decisão.
Os alunos têm de fazer 5 disciplinas do Tronco Comum, 3 disciplinas de uma Área de Especialização, 1 ou 2 disciplinas da Área de “Liderança, Organização, Economia e Gestão”. Completam o currículo o Projecto e a DSissertação de Mestrado.