Plano Curricular

LERC 2006 desde 2006

O curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI/METI) dá uma formação sólida em Telecomunicações e Informática, duas áreas cuja integração é cada vez mais valorizada pelo mercado. A LETI/METI produz engenheiros com um amplo leque de competências de base, alinhadas com uma visão moderna das Redes e Serviços de Telecomunicações, cujo exemplo maior é a Internet, onde a abertura ao desenvolvimento de novas aplicações, o carácter global e ubíquo, e a diversidade de tecnologias de suporte, vierem ditar a convergência das Telecomunicações e da Informática. Estas valências têm óbvia procura no mercado Português, onde algumas das maiores empresas nacionais são Operadores de Telecomunicações e Integradores de Redes e Sistemas Informáticos, e onde a procura de Engenheiros especializados na área das Redes de Telecomunicações e da Internet é transversal a todas as médias e grandes empresas.

A Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) está entre as mais tradicionais Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática. Na verdade, os Engenheiros que operam na área das Redes de Telecomunicações e da Internet precisam de ter uma formação sólida tanto em Informática como em Electrotecnia/Telecomunicações, isto é, precisam de ser bons programadores e gestores de sistemas informáticos (bases de dados e Web sites), mas precisam também de ter um bom domínio do hardware, dos aspectos de propagação, radiação e transmissão, e dos protocolos de comunicação das Redes de Telecomunicações.

Em consonância com estes objectivos de formação, a LETI dispõe de um conjunto de disciplinas de Informática e de Electrotecnia/Telecomunicações (estas componentes têm aproximadamente o mesmo peso), para além das disciplinas de Matemática e Física (disciplinas de base essenciais à formação de um Engenheiro), e de disciplinas de Competências Transversais.

As disciplinas de Matemática são: Elementos de Matemática Discreta (a partir 2013/2014), Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Análise Complexa e Equações Diferenciais, Matemática Computacional, e Probabilidades e Estatística.

As disciplinas de Física são: Mecânica e Ondas e Electromagnetismo e Óptica.

As disciplinas de Electrotecnia/Telecomunicações são Sistemas Digitais, Arquitectura de Computadores, Sistemas e Sinais, Propagação e Antenas, Sistemas de Comunicações, Introdução aos Sistemas Eléctricos e Electrónicos, Electrónica dos Sistemas Embebidos, Introdução às Redes de Computadores, Arquitecturas de Redes e Gestão e Segurança de Redes.

As disciplinas de Informática são Fundamentos de Programação, Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados, Programação com Objectos, Sistemas Operativos, Sistemas Distribuídos, Introdução às Interfaces Pessoa-Máquina, Bases de Dados, e Engenharia de Software.

Completam o elenco de disciplinas, as Competências Transversais: Introdução à Engenharia de Telecomunicações e Informática (a partir de 2013/2014), Gestão, e Portfolio Pessoal A.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.