Breve Introdução

O Departamento de Matemática do IST oferece programas de doutoramento que cobrem um vasto leque de tópicos. Os candidatos são admitidos ou no Programa Doutoral em Matemática ou no Programa Doutoral em Estatística e Processos Estocásticos ou no Programa Doutoral em Segurança de Informação .Podem ainda escolher efectuar o seu doutoramento integrado numa das colaborações internacionais em que o IST participa:

O Programa Doutoral em Matemática oferece uma formação em Matemática ao mais alto nível, quer em profundidade quer em amplitude. O programa inclui cadeiras nas áreas de análise, álgebra, lógica, geometria, topologia, equações diferencias, sistemas dinâmicos, física-matemática, análise numérica, probabilidades e estatística, e ciência da computação. Os estudantes interessados em Matemática Aplicada têm a possibilidade de estudar aplicações em Engenharia, Física, Química, Biologia, Finanças e Informática, e têm acesso a cadeiras em tópicos relacionados com a sua investigação oferecidas por outros Departamentos do IST. Todos os estudantes são encorajados a  frequentar os diversos seminários e colóquios do Departamento de Matemática.

O Programa Doutoral em Matemática inclui uma parte escolar e a elaboração de uma tese, sob a orientação de um professor do Departamento de Matemática do IST, cujo corpo docente inclui matemáticos reconhecidos internacionalmente. As cadeiras que contem com a presença de estudantes estrangeiros são leccionadas em língua inglesa.

Historial

O IST oferece o grau de Doutor em Matemática desde meados dos anos 80 do século XX. Mais recentemente, o Programa Doutoral em Matemática foi reformulado em conformidade com os acordos de Bolonha. 

Objectivos

O Programa Doutoral em Matemática tem como objectivo a formação de investigadores capazes de conduzir investigação de excelência no meio academico ou na indústria.

Destinatários

Podem-se candidatar ao Programa Doutoral em Matemática os titulares do grau de licenciado, mestre ou equivalente (ver requisitos de acesso). Não é necessário que esse grau seja na área da Matemática, mas requer-se uma boa preparação básica em Matemática. A admissão a este grau é feita com base no currículo académico.

Coordenadores

2015/2016 Gabriel Lopes Cardoso gcardoso@math.ist.utl.pt