Visão Geral
Existem 3 componentes principais do programa de doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores:
- 30 créditos ECTS do curso de doutoramento (através da frequência e aprovação num conjunto de Unidades Curriculares).
- criação de um Comité de Acompanhamento de Tese (CAT) e aprovação de uma Proposta de Tese avaliada por esse comité.
- defesa da tese de doutoramento.
Escalonamento
- Espera-se que os alunos comecem a realizar investigação desde o primeiro dia. O curso é projetado para permitir que os alunos dediquem a maior parte do seu tempo à investigação enquanto completam as Unidades Curriculares necessárias.
- Recomenda-se que os alunos concluam o seu curso de doutoramento (isto é, os 30 ECTS em Unidades Curriculares) até o final dos primeiros 12 meses.
- Os alunos são obrigados pela regulamentação do Técnico (ULisboa), a passar a sua Proposta de Tese até 24 meses após a entrada no programa doutoral.
- O tempo para completar o programa doutoral depende do ritmo da investigação, com uma duração máxima de 4 anos.
Curso de Doutoramento (30 ECTS)
Para completar os requisitos do curso de Doutoramento, os alunos devem completar o seguinte plano curricular:
- Tópicos de Investigação (9 ECTS) - obrigatório
e escolher 21 ECTS do seguinte conjunto de unidades curriculares:
- Portfólio em Inovação Interdisciplinar (6 ECTS)
- Ensino e Divulgação Científica (6 ECTS) - os estudantes podem obter créditos demonstrando um desempenho satisfatório como Apoio ao Ensino
- Unidades Curriculares Opcionais (4.5 ECTS, cada) - escolher da lista de Unidades Curriculares.
- Opções livres (no máximo 12 ECTS) - para escolher entre as Unidades Curriculares de Doutoramento do IST e da Universidade de Lisboa.
Todas as Unidades Curriculares terão uma classificação numérica, exceto Portfólio em Inovação Interdisciplinar, que será classificada como Aprovado/Reprovado.
Uma estrutura típica (mas não obrigatória) para o conjunto de Unidades Curriculares que os alunos precisam para a conclusão do curso é a seguinte:
Comité de Acompanhamento de Tese e Proposta de Tese
No final do segundo ano do programa de doutoral, os alunos, em conjunto com o/s orientador/es, devem formar um Comité de Acompanhamento de Tese, composto por três membros do corpo docente (incluindo o orientador). A Proposta de Tese é avaliada por esse comité (a classificação será aprovado/reprovado). Para esta avaliação, os alunos precisam de preparar um documento escrito motivando e descrevendo o trabalho de investigação e as contribuições que propõem conduzir a uma tese de doutoramento. Além disso, os alunos devem passar por um exame oral. Esta Proposta de Tese tem que ser apresentada 24 meses após o início dos trabalhos do doutoramento. A Proposta de Tese tem o duplo propósito de: (1) fornecer feedback inicial sobre a direção geral da investigação de doutoramento e (2) agir como um exame que os alunos devem passar para continuar os seus estudos.
Defesa da Tese
Na última fase do programa de doutoramento, os alunos irão escrever uma Tese e realizar uma apresentação pública oral e defesa do seu trabalho.