Disciplina Curricular

Sistemas de Gestão de Processos SGPro

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Informática e de Computadores - DEAEIC2006

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introduzir o paradigma da gestão de processos nas suas várias vertentes, passando pela coordenação de actividades, integração de processos e desenvolvimento de sistemas. Estudar os princípios metodológicos e as soluções tecnológicas de suporte à gestão de processos. Compreender os problemas, as linguagens e os padrões recorrentes na modelação de processos de negócio. Desenvolver a capacidade para abordar a gestão de processos sob o ponto de vista formal e estudar a análise de processos por via algorítmica. Apresentar e despertar o interesse pelos temas de investigação actuais e emergentes na área dos sistemas de gestão de processos.

Programa

A. Bases metodológicas para a gestão de processos a1. introdução aos processos de negócio a2. ciclo de vida dos processos de negócio a3. análise, modelação e automatização de processos a4. linguagens de modelação de processos de negócio a5. processos de negócio intra- e inter-empresariais a6. sistemas de suporte aos processos de negócio B. Bases tecnológicas para a gestão de processos b1. os sistemas de workflow como paradigma de gestão b2. os sistemas de workflow como paradigma de integração b3. os sistemas de workflow como paradigma de desenvolvimento b4. infra-estruturas de integração para sistemas de workflow b5. sistemas de workflow em plataformas de agentes b6. sistemas de workflow em arquitecturas orientadas a serviços C. Bases formais para a gestão de processos c1. introdução ao tratamento formal de processos de negócio c2. modelação de processos com base em redes de Petri c3. expressividade das linguagens e estudo de padrões c4. análise, optimização e simulação de processos c5. controlo transaccional, compensação, e concorrência c6. extracção automática de processos

Metodologia de avaliação

A cada 2 semanas será proposta a leitura de um artigo marcante da área, após o qual os alunos respondem por escrito a um questionário sobre esse trabalho. Existem 6 questionários, cada um com uma classificação máxima de 3 valores (total de 6 x 3 = 18 valores). Os restantes 2 valores ficam dependentes do desempenho do aluno na oralidade - para este efeito conta o desempenho nas aulas, ou em alternativa uma prova oral que o aluno ou o docente podem requerer.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre