Breve Introdução

O Programa de Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores (PDEIC) inclui-se no 3º ciclo do ensino superior, de acordo com o Acordo de Bolonha. O PDEIC complementa a formação básica do 1º e 2º ciclos (Licenciatura e Mestrado) em Engenharia Informática e de Computadores. 

Historial

O Instituto Superior Técnico oferece o grau de doutorado em Engenharia Informática e de Computadores desde 1999.

Objectivos

Depois de concluírem o seu doutoramento, espera-se que os diplomados deste programa tenham adquirido a capacidade para: compreender, de forma sistemática, um determinado campo de estudo e ampliar as fronteiras do conhecimento com sua pesquisa original, de acordo com os mais altos padrões de qualidade e integridade; analisar criticamente, avaliar e sintetizar novas ideias complexas; comunicar-se com seus pares, a comunidade académica mais ampla e a sociedade em geral sobre os tópicos em que são especializados; promover o progresso académico, profissional, tecnológico, social ou cultural em nossa sociedade baseada no conhecimento. 

Destinatários

Alunos com um grau de BSc ou um MSc em Engenharia Informática. Candidatos com um grau de BSc e candidatos de outras áreas que não Ciências da Computação ou Engenharia de Computadores, se admitidos, podem ter que realizar unidades curriculares propedêuticas a partir da seguinte lista de referência (além dos requisitos normais de graduação):

  • Inteligência artificial
  • Sistemas distribuídos
  • Segurança Informática em Redes e Sistemas
  • Base de dados
  • Análise e modelação de sistemas
  • Computação Gráfica
  • Interfaces Pessoa Máquina
  • Programação com Objetos
  • Engenharia de software
  • Análise e Síntese de Algoritmos 

Saídas Profissionais

Os Doutores em Engenharia Informática e de Computadores podem desempenhar cargos de professor no ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, orientar Mestrados e Doutoramentos, trabalhar em laboratórios e institutos de investigação, ou trabalhar na indústria e serviços, nomeadamente em empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento. 

Regime de Funcionamento

O funcionamento do Curso de Doutoramento é determinado pelo "Regulamento Geral dos Doutoramentos IST - 3º ciclo de Estudos Superiores". A formação a adquirir durante o ciclo de estudos conducente ao Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores tem uma componente curricular e uma componente de investigação.

 

Informação adicional:

Regulamento Diplomas 3º Ciclo do IST

Regulamento Geral dos Doutoramentos do IST 

Propinas

Informações sobre as propinas atuais podem ser consultadas na Área da Pós-Graduação do Técnico (ULisboa). 

Coordenadores

2019/2020
Helena Galhardas
helena.galhardas@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.