Teórica #07

Ensino à distância

12 março 2020, 15:50 Carlos Caleiro

Caros alunos,
Devido à suspensão das aulas presenciais, e até informação em contrário, a disciplina de Teoria da Computação passa a funcionar nos seguintes moldes, a partir da próxima 4a-feira, 18 de Março.
(1) As aulas teóricas presenciais são substituídas por conjuntos de vídeos pré-gravados e outros materiais que irão sendo disponibilizados através do fénix. Idealmente, os conteúdos de cada aula serão disponibilizados na véspera, e depois substituídos na véspera da aula seguinte. Estará aberta uma sessão interactiva por colibri para esclarecimentos sobre as aulas teóricas dessa semana nos horários das aulas teóricas de 6a-feira.

A título experimental, publicarei ainda hoje um primeiro vídeo, e conto estar disponível via colibri amanhã nos horários das aulas para testarmos o funcionamento e esclarecer as dúvidas que possam surgir.
(2) As aulas práticas serão leccionadas remotamente por colibri nos respectivos horários. Para agilizar a interacção, a lista de exercícios de cada aula prática será publicada com antecedência.
(3) Os links para as sessões de video-conferência estarão disponíveis num novo separador (Ensino à distância) na página da disciplina.
(4) Esclarecimentos de dúvidas adicionais, por email para os docentes da disciplina, são possíveis como sempre.
(5) Não há para já certezas relativamente aos métodos de avaliação. Caso venha a ser impossível a realização dos testes de avaliação, é provável que se venha a optar por avaliação final em exame, mas serão dadas mais informações assim que possível.

Sessões de dúvidas

13 fevereiro 2020, 16:05 Carlos Caleiro

2ª-feira, 11h45: João Rasga
3ª-feira, 10h30: Carlos Caleiro
4ª-feira, 10h: Francisco Dionísio
5ª-feira, 10h30: Carlos Caleiro

As sessões de dúvidas são na sala de dúvidas do Departamento de Matemática (sala P2 do Pavilhão de Matemática). Após os primeiros 30 minutos, os alunos deverão contactar a portaria do Pavilhão.

Leitura recomendada

13 fevereiro 2020, 16:02 Carlos Caleiro

Lance Fortnow, The Golden Ticket: P, NP and the Search for the Impossible. Princeton University Press, 2013.

Emulador de máquinas de Turing

13 fevereiro 2020, 16:01 Carlos Caleiro

Há muitos online, e certamente cada um poderá programar o seu.

Sugerimos e usaremos este, implementado em Java.