Sumários

Custo do reactor. Estudos de Influência de parametros

14 março 2012, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Determinação da densidade no reactor.Determinação do volume do reactor tubular e custo associado. Estudo de influência de parâmetros no PEA, tais como o excesso de um reagente.

Observação das condições impostas de temperatura máxima no reactor em função das variáveis de Projecto (VP).

Escolha de um reactor para fase gasosa

13 março 2012, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Critérios de escolha do tipo de reactor (CSTR, Descontinuo e Tubular). Projecto do reactor tubular adiabático. Recurso à fórmula de cálculo de volume para reacções de cinética de 1ª. Ordem. Balanço entálpico ao reactor para o caso HDA .Cálculo da temperatura do reactor. Cálculo para o HDA da constante cinética aparente e aproximações efectuadas.

Estudo de Caso nº. 1

7 março 2012, 15:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Estudo de caso nº. 1- Produção de Anidrido Acético apartir de acetona e ácido acético. Formção de ceteno como intermediário.

Projecto e custo de um compressor

7 março 2012, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Cálculo de potência isentrópica.Custo anualizado do compressor instalado a preços correntes com recurso ao índice de actualização M&S. Custo da energia necessária ao seu funcionamento.Tipos de reacção: endotérmica ou exotérmica. Modos de funcionamento dos reactores: Adiabático, Isotérmico ou misto. Substâncias diluentes térmicos.

Nível 3- Estrutura de reciclagem

6 março 2012, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Nível 3- Estrutura de reciclagem.Principais aspectos a observar na definição das correntes de reciclagem líquida e de gás. Cálculo dos valores de caudais de reciclagem liquido e vaporpara o caso do HDA. Discussão sobre um exemplo numérico.Inicio do Projecto de compressor.