Sumários

Noções básicas de Integração Energética

2 maio 2012, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Apresentação de um exemplo simples de 2 correntes e obtenção de integração energética por tentativa. Representação vectorial das correntes quentes e frias num mesmo diagrama. 


Nível 5 - Integração Energética. Nomenclatura.

24 abril 2012, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Apresentação da equação de Kistyakowsky para a estimativa de entalpia de vaporização. Custo de utilidades quente e fria.Conclusão do nível 4. Apresentação dos valores de Potencial Económico anual para os vários níveis incluindo o equipamento principal dimensionado em cada nível.

Nível 5 - Integração Energética. Nomenclatura.

Apresentação de um caso simples de duas correntes. Definição de correntes quentes e frias. Conceito de utilidades externas, integração total ou ideal. Consumo de utilidades sem integração. Representação vectorial das correntes em diagrama T vs. H . Translação da corrente fria para eliminar violação de temperaturas e tornar a integração possível.


Estudo de Caso nº. 4

18 abril 2012, 15:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Estudo de Caso nº. 4


Projecto de coindensador e ebulidor de uma CD

18 abril 2012, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Projecto condensador de uma Coluna de Destilação. Introidução ao Conceito de Permutador de Calor.Determinação do calor trocado e recurso a regras heurísticas para cálculo dos coeficientes de transferência e valores de média logarítmica de temperaturas.Projecto do ebulidor


Projecto de uma coluna de destilação

17 abril 2012, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Projecto de uma coluna de destilação.Determinação do nº. de pratos teóricos com base nas equações de FUG. Cálculo da altura da coluna e estimativa do diâmetro. Cálculo da área e determinação de custo instalado para o equipamento. Cálculo do custo, incluindo montagem, do invólucro e pratos de uma coluna de destilação.