REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO MAP15-3 E FICHA LABORATORIAL DE QUÍMICA

O MAP45 É COMPOSTO POR DUAS PARTES: O MAP15-3 E UMA FICHA LABORATORIAL, COM ENUNCIADOS SEPARADOS, A REALIZAR EM SUPORTE DE PAPEL.

1- O MAP15-3 e a Ficha de Laboratório serão realizados numa prova de 45 minutos (MAP45) que ocorrerá no dia 02/11/2022, às 19:00 h, no Salão Nobre (1º piso do Pavilhão Central).

À entrada, o docente confirma a identidade dos alunos (cartão de cidadão ou cartão de estudante) registando a sua presença na lista de alunos.

TODOS os alunos devem estar na sala desde o início de ambas as provas e até final das mesmas, mesmo que venham fazer apenas a Ficha Laboratorial (2ª prova). A estes últimos serão também distribuídos os enunciados do MAP15-3 (1ª prova) e terão obrigatoriamente de a entregar identificado-se e escrevendo claramente: DESISTO.

APENAS os alunos que estiverem presentes à hora de início da prova MAP45 a poderão realizar. Isto é, não serão admitidas entradas de alunos na sala após o início da prova - (MAP45).

O teste tem início às 19:00 horas, com a entrega do enunciado do MAP15-3.

2 - Os alunos só podem ter na mesa:

• o enunciado em papel do MAP ou da Ficha de Laboratório;
  • folha de resposta da Ficha de Laboratório;
  • a Tabela Periódica em papel ou plastificada (obrigatório);
  • uma calculadora - não se pode usar telemóveis, computadores portáteis ou tablets (que têm necessariamente de se encontrar desligados, i.e. OFF);
  • caneta/lápis e folhas de rascunho
  • Não é permitido o empréstimo da Tabela Periódica e de máquinas de calcular durante a prova

3 - O MAP15-3 será respondido na folha do enunciado, e terá uma duração de 15 minutos , após o que se verifica a entrega da prova ao docente da sala; os alunos que não tiverem realizado a prova terão obrigatoriamente de a entregar identificado-se e escrevendo claramente: DESISTO.

Os alunos deverão identificar-se nos respetivos enunciados (MAP3) e nas folhas de resposta (Fichas de Laboratórios), com o seu nome, com o seu número IST (5 ou 6 dígitos; o prefixo 'ist1' não faz parte do nº IST) e indicar o respectivo curso;

A Ficha Laboratorial terá uma duração de 30 minutos e será realizada imediatamente após o MAP3, sendo distribuídas as folhas de enunciado aos alunos e as questões respondidas em folhas de exame (que podem ser compradas na Secção de Folhas da AEIST) que são entregues no final do tempo de duração; os alunos que não tiverem realizado a prova terão obrigatoriamente de a entregar identificado-se e escrevendo claramente: DESISTO.

IMPORTANTE - As respostas à Ficha laboratorial devem ser respondidas em folhas separadas, divididas do seguinte modo: grupo de questões 1 numa folha, grupo de questões 2 noutra folha e grupo de questões 3 e 4 noutra folha. Todas as folhas devem ser identificadas com o nº, nome e curso do aluno. Ao entregar devem indicar ao docente se não responderam a alguma das questões.

4 - Nas Fichas Laboratoriais só serão contabilizadas as questões certas referentes a um dado trabalho laboratorial, se houver uma informação POSITIVA (OK) por parte do docente laboratorial, ou seja, se o aluno esteve presente na respetiva aula laboratorial durante todo o tempo de aula.

No caso dos estudantes que entraram em 2ª fase e tenham falhado a realização de algum ou alguns dos trabalhos, será permitido aos mesmos responder às questões das respetivas Fichas de Laboratório, após a preparação do trabalho (leitura da técnica, visualização do vídeo de preparação e realização do questionário de validação) e a visualização do vídeo de execução do trabalho.

5 -  Durante a prova os alunos:

a)  não podem ausentar-se da sala durante a prova, mesmo os alunos que desistem.

b)  só poderão abandonar a sala no final da prova, podendo levar os enunciados da Ficha Laboratorial.

6 - Ao sair, cada aluno deixa a resolução do teste em papel onde o docente indicar. Os alunos que desistem devem deixar a folha de rosto assinada e com a indicação DESISTO.

7 - As classificações das provas sairão durante o fim de semana seguinte ou no início da semana seguinte à realização do MAP.

8 - Os estudantes que não participaram/faltaram a um determinado MAP (MAP15-3) ou Ficha Laboratorial terão 0 (zero) valores nessa prova.