Métodos de Avaliação

Regras de Avaliação da UC de QUÍMICA 2022/2023

1. O método de avaliação contempla duas componentes: avaliação contínua (50%) e avaliação por exame (50%).

2. A componente de avaliação contínua será realizada presencialmente ao longo das aulas, sendo dividida em:

a)  2 provas MAP15 (Quizzes a realizar em suporte electrónico - Google Forms ou Socrative) com a duração de 10 min cada, que decorrerão nas aulas teóricas nas semanas 3 (a 6 de Outubro) e 5 (a 20 de Outubro), cada uma com um peso de 10% na nota final da UC. Para este efeito, cada estudante terá necessariamente de ter ativada a sua conta GSuite.

b)  1 prova de 45 minutos (MAP45) a ser realizada na semana 7 (a 2 de Novembro), fora do período de aulas, às 19:00 horas, em sala reservada para o efeito, composta de:

i)    Um MAP15 (Quiz a realizar em suporte de papel) com a duração de 15 min, com um peso de 10% na nota final da UC; e

ii)   1 Ficha de Laboratório (a realizar em suporte de papel) com a duração de 30 min, com um peso de 20% na nota final da UC. Esta componente só estará acessível relativamente aos trabalhos que o aluno realizou. Não serão realizadas recuperações dos trabalhos de laboratório que o aluno não realizou.

c)  Em resumo, a componente de avaliação por Quizzes (MAP) terá um peso de 30% na nota final da UC, enquanto que a Ficha de Laboratório (L) terá um peso de 20%, sendo o peso da avaliação contínua de 50% na nota final da UC.

3. O Exame (E) irá decorrer presencialmente na 9ª semana de aulas (a 17 de Novembro), e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e de problemas, tendo a duração de 1h:25min. Esta componente tem um peso de 50% na nota final da UC, e nota mínima de 7 valores.

4. O aluno será aprovado à UC se a Nota Final (NF):

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E

for igual ou superior a 9,5/20 valores.

5. O Exame de Recurso (ER) irá decorrer presencialmente na 20ª semana de aulas (6 de Fevereiro 2023), e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e de problemas, tendo a duração de 2 h. Este exame tem nota mínima de 7 valores. O aluno será aprovado se a Nota Final (NF):

NF = 0,2*L + 0,8*ER       ou        NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, contando a melhor das duas notas.

6. No caso dos alunos que sejam admitidos no IST na 2ª ou 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o peso das componentes MAP não realizadas (10% cada na nota final da avaliação contínua) será transferido para a prova de Exame (E) ou de Exame de Recurso (ER), isto é um aluno de 2ª ou 3ª fase nestas condições será aprovado à UC se a Nota Final (NF):

NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L + (0,5 + 0,1*F)*E  ou  NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L + (0,5 + 0,1*F)*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, em que F é o número de componentes MAPs não realizadas. Os trabalhos laboratoriais não realizados não serão recuperados no laboratório, resultando em que as componentes L de avaliação contínua não realizadas poderão ser respondidas na respectiva Ficha de Laboratório, desde que estes alunos preparem o respectivo trabalho (através da leitura da técnica laboratorial no Guia de Laboratórios + visualização do vídeo de preparação do trabalho + realização dos questionários de validação) e visualizem o vídeo de execução correspondente.

7. No caso de estudantes com estatuto de trabalhador estudante ou com estatuto de desportista de alta competição, que estejam devidamente oficializados pelos órgãos de gestão do IST, o método de avaliação é exclusivamente exame (E ou ER) presencial, e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores. No entanto, se estes alunos desejarem, podem realizar a componente laboratorial, sendo avaliados segundo as regras de um estudante convencional (ver pontos 1 a 5).

8. No caso da época especial ou época extraordinária, o método de avaliação será exclusivamente por exame presencial, e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores.

9. No caso dos alunos re-inscritos, que já tenham realizado (tido OK) em anos letivos anteriores pelo menos a 3 dos 4 trabalhos laboratoriais, estarão dispensados da realização dos trabalhos já realizados, tendo acesso à componente L de avaliação dos mesmos. A realização laboratorial do trabalho em falta será feita na semana em que o trabalho esteja a funcionar no presente semestre. Para o efeito, o aluno deverá enviar previamente um e-mail dirigido ao docente que lecciona esse turno laboratorial, manifestando a sua intenção em realizar o trabalho. No entanto, se os alunos desejarem, podem realizar de novo toda a componente laboratorial.

10. Os alunos que forem aprovados na UC na época normal podem realizar o Exame de Recurso para efeitos de melhoria de nota, contando a melhor das três notas

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E       ou       NF = 0,2*L + 0,8*ER       ou       NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

para o cálculo da Nota Final (ver pontos 4 e 5).