Sumários

Crescimento de cristais de ADP por nucleação heterogénea

8 maio 2007, 09:00 Clementina Teixeira

Atenção ao protocolo na secção respectiva. Aula dada por Clementina Teixeira, Vânia André e Nuno Lourenço. Crecimento por nucleação heterogénea, com substractos de mármore, conchas de ostras, rochas vulcânicas e arenitos. Os equilíbrios do ácido fosfórico. Constantes de equilíbrio e basicidade. Medida de pH e identificação de anfólitos do ácido fosfórico.

Recolha de cristais de cloreto de sódio. Observação de cristais à lupa. Os cristais malteses de NaCl.Interpretação do crescimento dos cristais de forma tabular, máximizar e minimizar a oclusão de moléculas de água. Os cristais octaédricos de cloreto de sódio. Cristais aciculares e de secção hexagonal. Interpretação da variação da solubilidade com a temperatura. Cálculo do Kps para o NaCl. Porque razão não vem tabelado. Efeito do ião comum, por adição de cloreto de hidrogénio, HCl(g).


Trabalho 3

7 maio 2007, 16:30 Palmira Maria Martins Ferreira da Silva

Realização do trabalho 3: pH de águas naturais


Reacções em soução

7 maio 2007, 14:00 Clementina Teixeira

Equilíbrios em solução aquosa, ácido -base e precipitação. Conclusão.

Propriedades periódicas e configuração electrónica. Raio atómico, energia de ionização, electroafinidade e electronegatividade. Electronegatividade, escala de Pauling:ligação covalente, iónica, covalente polar. Cálculo da percentagem de carácter iónico pela Tabela Periódica.A formação do cloreto de sódio. Energética de formação do NaCl, ciclo de Born-Haber. Entalpia de dissolução. Solvatação. Formação de iões hidratados. Energia reticular, sua dependência das cargas dos iões, raio do catião e raio do anião. Dependência em relação à constante dieléctrica.


Configuração electrónica

7 maio 2007, 11:00 Clementina Teixeira

Preenchimento de orbitais. Átomo de hidrogénio. Átomos polielectrónicos. Regra de Hund. Preenchimento de orbitais para os elementos da Tabela Periódica. Excepções. Número atómico efectivo. Regras de Slater.


Propriedades eléctricas

7 maio 2007, 11:00 Palmira Maria Martins Ferreira da Silva

Conceito de condutividade eléctrica e parâmetros de que depende. Relação da condutividade eléctrica com o diagrama de bandas de energia: materiais condutores, semicondutores e isoladores. Metais: variação da condutividade eléctrica com a temperatura e efeito das impurezas. Regras de Mathiessen e Nordheim.