Sumários

Ligação iónica

7 maio 2007, 10:00 Palmira Maria Martins Ferreira da Silva

Resolução dos exercícios 7.1 a 7.5


Crescimento de cristais de ADP por nucleação heterogénea

3 maio 2007, 11:00 Clementina Teixeira

Atenção ao protocolo na secção respectiva. Aula dada por Clementina Teixeira, Vânia André e Nuno Lourenço. Crecimento por nucleação heterogénea, com substractos de mármore, conchas de ostras, rochas vulcânicas e arenitos. Os equilíbrios do ácido fosfórico. Constantes de equilíbrio e basicidade. Medida de pH e identificação de anfólitos do ácido fosfórico.

Recolha de cristais de cloreto de sódio. Observação de cristais à lupa. Os cristais malteses de NaCl.Interpretação do crescimento dos cristais de forma tabular, máximizar e minimizar a oclusão de moléculas de água. Os cristais octaédricos de cloreto de sódio. Cristais aciculares e de secção hexagonal. Interpretação da variação da solubilidade com a temperatura. Cálculo do Kps para o NaCl. Porque razão não vem tabelado. Efeito do ião comum, por adição de cloreto de hidrogénio, HCl(g).


Ligação metálica

3 maio 2007, 10:00 Palmira Maria Martins Ferreira da Silva

Resolução dos exercícios 6.1, 6.4, 6.10 e 6.11


Estrutura atómica-modelo quântico

3 maio 2007, 09:00 Clementina Teixeira

O átomo de Schrödinger: coordenadas cartesianas e polares. Funções de onda, densidade de probabilidade, curvas de distribuição de probabilidade radial. Suas representações gráficas, vide, secções acetatos das teóricas. O átomo polielectrónico. Regras de preenchimento de orbitais: regra de Wisswesser(n+l), regra de aufbau, princípio de energia mínima, princípio de exclusão de Pauli.


Ligação química e propriedades: uma perspectiva global

3 maio 2007, 09:00 Palmira Maria Martins Ferreira da Silva

Sólidos Covalentes, Metálicos, Iónicos e Moleculares - Comparação da ligação química e propriedades. Introdução às propriedades eléctricas dos materiais.