Aulas Práticas: avaliação e pauta (actualização)

1 outubro 2021, 21:03 David Martins de Matos

Estão disponíveis os resultados da avaliação do Exercício 1.1 no Google Classroom. As anotações explicam os problemas.

Está disponível no Fénix uma actualização da pauta dos exercícios práticos com os resultados deste exercício.

Estes resultados podem ser revistos e os exercícios consultados, exclusivamente via Classroom, até 2021/10/08.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Projecto: inscrição automática de alunos não inscritos e alunos sem activação de serviços

1 outubro 2021, 20:08 David Martins de Matos

Os seguintes alunos não realizaram atempadamente a inscrição no projecto e foram automaticamente inscritos nos grupos individuais indicados. O acesso ao repositório CVS foi activado:

• 147 63916
  • 148 74265
  • 149 78621
  • 150 86371
  • 151 89531
  • 152 92516
  • 153 92553
  • 154 93866
  • 155 95553

Os alunos 82483 e 99130 (já previamente inscritos) não têm os serviços da DSI activos, pelo que, caso não os activem, não poderão realizar a avaliação do projecto (acesso ao CVS e teste prático individual), estando necessariamente reprovados à disciplina. Isto é válido já para a primeira entrega (realizada exclusivamente via CVS).

Alguns destes alunos não estão a realizar a avaliação laboratorial, pelo que, apesar da inscrição no projecto, continuam em situação de reprovação implícita.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: anulação de inscrição em aulas de exercícios por faltas consecutivas

30 setembro 2021, 20:44 David Martins de Matos

Tendo em consideração o preenchimento de vagas nos turnos dos exercícios (obrigatórios) e que existem alunos que não estão no turno mais conveniente, a partir da próxima 4ª feira, 2021/10/06, alunos que faltem duas meias-semanas consecutivas às aulas laboratoriais perderão a sua vaga no final de cada meia-semana (i.e., à 4ª feira ou à 6ª feira). A contagem de faltas tem início já esta semana, não se considerandos as faltas da primeira metade da 1ª semana.

Alunos que perdem a inscrição são livres de realizar nova inscrição em qualquer turno que tenha vagas (não são dadas garantias de que possam reinscrever-se no turno perdido).

Tal como anteriormente anunciado, alunos não inscritos não são avaliados, pelo que alunos que não reservem novamente uma turma não poderão realizar esta componente da avaliação (reprovando necessariamente à disciplina).

Agradece-se comunicação de questões relativamente a este assunto.

Projecto: testes diários ("dailies")

29 setembro 2021, 20:05 David Martins de Matos

Os testes diários sobre o repositório CVS estão em funcionamento: os resultados estão disponíveis em https://bit.ly/po21-daily
    Os resultados dos testes estão protegidos por username/password (podem ser obtidos na página da disciplina no Fénix, na secção do Projecto).

Estes testes são actualizados consoante a entrega em curso e contêm os resultados oficiais sobre os projectos no repositório. Na entrega UML, não são realizados testes de execução: apenas são realizados testes de presença dos diagramas e de compilação (se o código tiver sido alterado no repositório). Note-se que a mera presença de diagramas não garante aprovação à disciplina. A ausência do diagrama do módulo "ggc-core" garante reprovação à disciplina, pois alunos que não o entreguem não serão avaliados na componente de projecto. Ausência de declarações de autoria nos diagramas corresponde a exclusão da avaliação à disciplina.

Note-se que continua a ser da responsabilidade dos alunos a garantia de que o projecto cumpre os requisitos de avaliação em cada entrega.

Recorda-se que qualquer projecto -- independentemente da razão -- que não esteja no repositório CVS é considerado inexistente, levando necessariamente a reprovação à disciplina.

Agradece-se comunicação de questões relativas a estes assuntos.

Projecto: receita para a entrega de diagramas UML

29 setembro 2021, 20:02 David Martins de Matos

A página sobre o repositório CVS no wiki tem uma pequena receita sobre como realizar a entrega de diagramas UML.

Esta receita assume que os diagramas foram previamente desenhados, assinados (declaração de autoria), digitalizados para uma ou mais páginas em formato A4 em PDF (como nas aulas laboratoriais) e colocados de alguma forma na directoria principal da área do utilizador (por exemplo, via mail para o próprio e subsequente salvaguarda de anexos para disco).