Sessão especial: boas-vindas e esclarecimento de dúvidas

23 setembro 2021, 10:25 David Martins de Matos

Terá lugar na 6ª feira, 2021/09/24, 17:00-18:00, uma sessão especial de esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da disciplina (uma espécie de sessão de boas-vindas).

A ligação Zoom é a das sessões especiais (ver Classroom).

Esta sessão não substitui as aulas de apresentação de 2ª feira, 2021/09/27, mas permite aos alunos que têm aulas laboratoriais no primeiro dia de aulas colocar possíveis questões que tenham acerca do funcionamento. Todos os alunos são bem-vindos à sessão, mesmo que não tenham aulas antes da primeira aula teórica.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: exercício (dummy) para praticar com o Classroom

23 setembro 2021, 10:07 David Martins de Matos

Foi colocado no Classroom um exercício "dummy" que permite praticar o processo de resposta.

O exercício está disponível até 6ª feira, 2021/10/08 às 15:00 (incluindo upload).

Recomenda-se praticar, para despistar problemas de acesso.

O Google Classroom é acessível através da identidade GSuite do IST (ver anúncios anteriores). https://classroom.google.com/u/2/c/MzkwMTg0MjkzNzcx

O código da disciplina no Classroom é pkyeft5.

Os enunciados de avaliação das aulas práticas ficarão disponíveis na aula prática. Durante esse período, os alunos devem resolver o problema e fazer upload da solução. Recomenda-se a instalação da aplicação CamScanner (Android, iOS) para esse fim (endereços no Classroom).

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.

Aulas Práticas: informações, avaliação, etc.

23 setembro 2021, 10:01 David Martins de Matos

Tal como anteriormente anunciado, as aulas práticas têm início na 1ª semana de aulas: 2ª feira, 2021/09/27.

A avaliação nas aulas práticas também tem início nesse dia, realizando-se um exercício escrito (individual e sem consulta) nos últimos 30 minutos da aula (note-se que este tempo inclui o tempo de realização do exercício e o tempo para upload para o Classroom). Tal como descrito no método de avaliação, todas as aulas têm um destes exercícios, sendo contabilizados os 10 melhores dos 13 possíveis.

A entrega dos exercícios práticos é realizada EXCLUSIVAMENTE via Google Classroom. Os alunos devem activar o G Suite no self-service da DSI com a identidade IST (endereço de mail @tecnico.ulisboa.pt). Alunos que não consigam aceder ao Classroom não serão avaliados, podendo resultar em reprovação à disciplina. É da responsabilidade dos alunos compreender e obter o acesso. Eventuais problemas neste processo podem obter apoio da DSI, via dsi@tecnico.ulisboa.pt. Não serão consideradas nenhumas excepções.

Informações gerais sobre o Google Classroom podem ser obtidas aqui: https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/en/metodologias-e-ferramentas/ferramentas/google-classroom/

Os temas das aulas, para cada semana, estão no wiki: https://bit.ly/35WoRLx

Nas aulas da primeira semana, o tema será a modelação de conceitos em C (este assunto já foi abordado, pelo menos, em IAED). Tal como indicado acima, haverá avaliação.

Recorda-se que as aulas práticas são obrigatórias e que têm nota mínima de 9,5 valores (sem arredondamentos).

Recorda-se que não são avaliados alunos fora do turno de inscrição (não há excepções). Enganos de comparência em salas em aulas simultâneas não constituem justificações aceitáveis e nunca serão consideradas.

Recorda-se que não são avaliados alunos que cheguem com mais de 10 minutos de atraso às aulas (não há excepções).

Alunos não inscritos nas aulas laboratoriais não poderão obter aprovação à disciplina em época normal. De momento, os seguintes alunos não estão em condições de aprovação e devem inscrever-se num turno com vagas: 63916 74265 81509 86371 86444 93866 94760 99197.

Agradece-se comunicação de questões relativas a estes assuntos.

10 setembro 2021, 16:12 David Martins de Matos

A avaliação da disciplina é individual nas aulas práticas e pode ser individual ou em grupos de 2 alunos no projecto.

Inscrições nos turnos laboratoriais:

• Esta componente é obrigatória para todos os alunos (incluindo trabalhadores-estudantes)
  • Estas inscrições são utilizadas nas avaliações semanais (30 minutos finais de todas as aulas)
  • Não são avaliados alunos fora dos turnos de inscrição (não existem excepções)
  • A avaliação nas aulas laboratoriais é estritamente presencial
  • Existem dois tópicos de avaliação por semana: cada aluno deve escolher 2 turnos (cada um dos quais permite realizar a avaliação de cada um desses tópicos por semana). Ver mapa de aulas: https://bit.ly/po21-horário (em "Tópicos"). Não se avaliam tópicos fora dos turnos correspondentes em nenhuma situação (não existem excepções).

Realização do projecto:

• O projecto é realizado individualmente ou em grupos de 2 alunos
  • Apenas alunos inscritos à disciplina podem realizar o projecto (não existem excepções)
  • As inscrições à disciplina dão acesso aos recursos necessários à realização do projecto (repositório CVS, teste prático, etc.)
  • Não são consideradas classificações de projectos realizados em anos lectivos anteriores
  • Estes grupos não têm nenhuma relaçãp com as avaliações das aulas laboratpriais

Início das aulas laboratoriais:

• Primeira aula laboratorial: 1ª semana de aulas: 2ª feira, 2021/09/27

Outras informações:

• Não são consideradas quaisquer classificações obtidas em anos lectivos anteriores.
  • Eventuais questões devem ser enviadas sempre para o endereço oficial da disciplina: po21@hlt.inesc-id.pt.
  • Algumas destas condições podem ser adaptadas em função da situação de pandemia: os alunos devem estar atentos aos anúncios da disciplina.

Agradece-se comunicação de questões relativas a estes assuntos.