Programa

Programação com Objectos

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Programa

Programação com Objectos com Linguagens Java e C++. Introdução aos objectos: definição; longevidade; classes; métodos; programas. Regras de codificação. Operadores, expressões e controlo de fluxo em Java: precedências; atribuição; operadores; conversões de tipos; literais; controlo de execução. Construção de objectos: iniciação e limpeza; construtores; métodos sobrecarregados; "this"; colector de lixo. Organização de código: interface vs. implementação; bibliotecas; acesso aos membros. Herança e composição: desenvolvimento incremental; "final"; carregamento de classes. Polimorfismo; Classes abstractas e interfaces. Classes internas. Tipos paramétricos. Enumerações; Excepções; Colecções; Entradas/saídas; Informação de tipos em tempo de execução. Introdução à modelação em UML. Diagramas de classes e de sequência. Introdução aos padrões de desenho. Discussão e aplicação de padrões de desenho: Singleton, Null Object, Composite, State, Template Method, Strategy, Decorator, Factory Method, Abstract Factory, Command, Observer, Visitor, Adapter, Façade, Proxy.