Sumários

Evolução dos principais materiais e processos construtivos no Património Construído.Materiais e Soluções de Revestimento de Paredes e Tectos em Construções Antigas

15 novembro 2017, 08:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

• Pormenores construtivos a ter em atenção no âmbito de actividades de inspecção e diagnóstico
  • Semelhanças e diferenças entre as principais épocas construtivas: pré-pombalina, pombalina, gaioleiros e início do betão armado
    • Pombalino
    • Inicio da utilização do betão armado
Materiais e Soluções de Revestimento de Paredes e Tectos em Construções Antigas
  • Soluções mais frequentes
  • Materiais utilizados
  • Marmorite

Materials and decorative technics used in the past as wall and celing coverings

14 novembro 2017, 11:30 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Covering and finishing solutions:

• materials and techniques
  •  "Marmorite"
  • Lime wash
  • Sgraffito
  • Fresco painting
  • "Faux" paining techniques
  • Scagiolla
  • Mortar coatings simulating stone work
Repair Mortars
  • RILEM TC 167-COM:"Characterisation of old mortars with respect to their repair"
  • General approach; conceptual, function and technical requirements, mix design
  • Old mortars - materials and properties

Reinforced concrete repair materials

8 novembro 2017, 12:30 Augusto Martins Gomes

Repair materials for the RC elements: requirements and characteristics. EN 1504-2 – Principle P3 – Concrete Restoring; Replacement of the degraded concrete, P4 – Structural Strengthening and P7 – Preserving or restoring passivity. Requirements to be satisfied by the repair.

Repair materials Concrete, microconcrete and repair mortar. Binder types. Requirements for concrete repair materials: adherence to the support, shrinkage, compressive and tensile strength, compatibility to the support and ease of application. Types of products. Presentation of a repair mortar data sheet.

Remove of the existent concrete, repair areas layout, reinforcement cleaning and cure of the repair material.

Presentation of a case study of repair and protection of RC structure with the use of concrete and a repair mortar applied by projection.

Materiais de reparação estrutural

8 novembro 2017, 10:00 Augusto Martins Gomes

Materiais para reparação estrutural e não estrutural. NP EN 1504 – Princípios P3 – Substituição do betão deteriorado, P4 – Reforço de Elementos e P7 - Repassivação de armaduras. Requisitos a satisfazer pela metodologia de reparação. Materiais de reparação. Betão, microbetão e argamassas de reparação. Formas de aplicação e de apresentação, tipos de ligantes, requisitos de aderência, retracção, resistência e de protecção das armaduras. Compatibilidade com o suporte e  facilidade de aplicação. Redução do teor de humidade e repassivação das armaduras por substituição do betão carbonatado e do betão com elevado teor de cloretos. Exemplo de ficha técnica duma argamassa de reparação. Remoção do betão existente, forma das zonas a reconstruir, limpeza das armaduras e cura dos materiais de reparação. Betão projectado por via seca e por via húmida. Apresentação de um caso de reparação com utilização de argamassa de reparação aplicadas por projecção (via húmida) e betão.

Aspectos a ter em atenção na definição de um intervenção de conservação. Evolução dos principais materiais e processos construtivos no Património Construído

8 novembro 2017, 08:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Aspectos relevantes na definição de uma acção de conservação:

• adequado conhecimento do "objecto" (investigação histórica, materiais e técnicas construtivas, estado de conservação, etc.)
  • meio ambiente
  • intervenções anteriores
  • princípios gerais que devem orientar as acções de conservação: Autenticidade, reversibilidade/compatibilidade, retratibilidade, intervenção mínima.

• Pré-Pombalino
  • Pombalino