Sumários

Durabilidade dos elementos de betão

4 outubro 2017, 10:00 Augusto Martins Gomes

Corrosão das armaduras por acção dos cloretos. Proveniência dos cloretos e mecanismos de transporte para o interior do betão. Parâmetros que influenciam a velocidade de penetração dos cloretos. Teor crítico de cloretos. Avaliação experimental do perfil de cloretos. Apresentação de um caso de estudo de uma estrutura degradada pela acção dos cloretos. Reacções expansivas internas: álcalis-sílica e sulfáticas. Mecanismo de degradação.


Conservação do Património Construído - Conceitos e terminologia no âmbito das acções de conservação

4 outubro 2017, 08:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Inventariação e classificação do património.Lei nº107/2001: categorias de bens (monumentos, conjuntos e sítios), interesse, zonas de protecção. Património Mundial. 

Conceitos e terminologia no âmbito das acções de conservação Conceitos e análise de exemplos:

  • Intervenção
  • Manutenção 
  • Preservação


Built Heritage

3 outubro 2017, 11:30 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Inventory and Listing.Portuguese Law No. 107/2001:

  • Categories: monuments, group of buildings and sites
  • National Interest, Public Interest and Municipal Interest
  • Listed heritage
  • Protection zones and special protection zones
World Heritage    


Reinforced concrete durability

27 setembro 2017, 12:30 Augusto Martins Gomes

Main aggressive actions on reinforced concrete elements. Physical, chemical and biological aggressive actions. Deterioration mechanisms. Steel reinforcements passivation and causes of depassivation. Conditions to the development of the steel corrosion. Effects of the corrosion in a reinforced concrete structure.

Carbonation process. Parameters and factors that influence the concrete degradation. Experimental assessment of the carbonation depth.


Durabilidade dos elementos de betão armado

27 setembro 2017, 10:00 Augusto Martins Gomes

As principais acções agressivas dos elementos de betão armado. Acções agressivas Físicas, Químicas e Biológicas. Mecanismo de deterioração. Passivação das armaduras e causas de despassivação. Condições possíveis e necessárias para a ocorrência de corrosão das armaduras. Consequências da corrosão das armaduras numa estrutura de betão armado. Mecanismo de carbonatação do betão. Parâmetros que a influenciam. Avaliação experimental da profundidade de carbonatação do betão.