Lab 11: Protótipo Final e Enunciados das Tarefas


1. Objetivos

Finalizar o protótipo, na vertente de desenho de ecrãs. Devem ainda preparar o enunciado das tarefas e objetivos de usabilidade a usar nos testes com utilizadores.

2. Preparação da Aula

Fruto das outras aulas, o protótipo já deverá estar praticamente terminado. Nesta aula, irão finalizar a implementação nos detalhes em que isso ainda seja eventualmente necessário, já não com ênfase na funcionalidade mas sim com foco no desenho de ecrãs. Devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs e em particular tomar especial cuidado com a utilização de texto (tipos de letra, tamanho, contraste, etc.), utilização de cores (esquema de cores, significados adequados, contraste, etc.) e utilização de ícones e imagens (adequadas, compreensíveis, estilo consistente, etc.).

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.

Adicionalmente, e em preparação dos testes com utilizadores cujos resultados serão apresentados na próxima aula, devem preparar um documento de uma página descrevendo três tarefas específicas, que devem derivar das funcionalidades que escolheram anteriormente para serem suportadas pelo vosso protótipo. A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível. Deve enunciar um objetivo a cumprir e não o modo como a tarefa é realizada (ex: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar 33.75€ com o cartão multibanco").

Definir para cada uma das tarefas específicas uma medida e critério para cada um dos seguintes objetivos: eficácia, eficiência e satisfação. Notem que a medida para o objetivo de satisfação tem que passar por pelo menos uma pergunta estruturada usando uma escala de Likert ou semelhante, que devem apresentar neste documento. Os critérios devem ser enunciados para valores médios obtidos pelos utilizadores participantes. Os valores obtidos deverão ser alvo (na próxima aula) de um tratamento estatístico adequado.

O documento tem que ser enviado para iipm.leti@gmail.com até às 23h59 de dois dias antes da aula (Ex. se a aula for na quarta-feira devem enviar até às 23h59 de segunda-feira):
  • o nome do ficheiro deve ser o número do grupo seguido de A ou T de acordo com o campus (Alameda ou Taguspark). Por exemplo, “14A.pptx”
  • o "subject" da mensagem deve ser: Aula 11 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 11 - IPM3L03 – 14A)

3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.