Lab 10: Avaliação Heurística do Protótipo Funcional


1. Objetivos

Aumentar a coesão do protótipo, com foco na integração das funcionalidades.
Realizar a avaliação heurística do protótipo funcional com as 2 funcionalidades completas.


2. Preparação da Aula

Ler o Capítulo 9 do livro sobre Avaliação Heurística.

Continuar a implementação do protótipo funcional. Nesta aula o foco é a integração entre as funcionalidades (por exemplo, uma funcionalidade de “chamar um táxi” pode estar integrada com a do “medidor de taxa de alcoolémia” havendo uma sugestão de chamar o táxi se o utilizador já não dever conduzir, etc.). Terão, também, a oportunidade de finalizar aspetos ainda incompletos das várias funcionalidades desenvolvidas.

A preocupação deve estar ao nível da funcionalidade e não do aspeto. Devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (alinhamentos, tipos de letra, proximidade, etc.), mas o aspeto final (imagens, cores, etc.) não é, ainda, importante. Devem, no entanto, preparar as coisas tão bem quanto possível para a avaliação heurística e conseguirem ter o aspeto final na próxima entrega, a última, do protótipo. Foquem-se na integração/interligação entre as tarefas, com especial cuidado em manter o estado do sistema visível entre tarefas. A navegação deve ser consistente e deve haver flexibilidade e eficiência e fomentar-se o reconhecimento em vez de lembrança. Também não se deve descurar a funcionalidade de ajuda.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será avaliado a partir desse site.


3. Tarefas na Aula

Avaliação Heurística dos protótipos funcionais. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado. Irão avaliar dois grupos.
  • o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 funcionalidades, podendo dar como exemplo 2 tarefas.
  • o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
  • devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução)
  • a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos

Tipicamente, sobrará tempo (2x20min mais 10min de acertos = 50min, sobram 30min). Têm usá-lo para (pelo menos começar a) preparar o relatório da vossa avaliação (ver abaixo), para enviar aos colegas avaliados.

Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.

Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
  1. Tornar o estado do sistema visível
  2. Correspondência entre o sistema e o mundo real
  3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
  4. Consistência e adesão a normas
  5. Evitar erros
  6. Reconhecimento em vez de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência
  8. Desenho estético e minimalista
  9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
  10. Dar ajuda e documentação

4. Depois da Aula 

Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para iipm.leti@gmail.com até ao final do dia em que decorre a aula:
  • o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado. Não esquecer de colocar A ou T de acordo com o campus (ex: 14T-16T.pdf)
  • o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 9 – IIPM511113L03 - 14A - 16A)
Com base nas avaliações recebidas devem proceder às correções no protótipo funcional.Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.