BarISTa

O Vodka chega sempre com o gelo derretido? Quando a Coca-Cola chega já tem a garganta encarquilhada com a sede? Não volte a esse bar com empregados humanos pouco eficicentes. Use o BarISTa, a maior revolução no serviço de bares desde que alguém se lembrou de juntar Coca-Cola ao rum!

O BarISTa é uma mesa interactiva na qual pode ver a lista de bebidas (e não só!) disponíveis, encomendar as suas, pedir os amendoins e até pedir bebidas para a miúda (ou rapaz!) da mesa do lado que quer deixar bem impressionada(o). O seu ecrã sensível ao toque torna-o fácil de usar, e os vários sensores e câmaras ao seu dispor na mesa podem tornar a sua visita mais agradável.

Não fique seco! Sempre que o vodka estiver a acabar, o BarISTa manda vir outro!

Objetivo: Desenvolver uma interface utilizador para a mesa que permita aos utilizadores aceder às suas funcionalidades de forma eficiente, eficaz e agradável. 

Requisitos/Restrições: A aplicação deve simular a interacção, que seja relevante, com toda a mesa e não ser "um iPad encaixado na mesa". A aplicação deve assumir a existência de sensores que permitam interacções para lá do simples ecrã tactil.

Especificações: A mesa é sensível ao toque e capaz de produzir imagem em toda a sua superfície. Para além disso, dispõe de:

  • colunas (stereo)
  • acelerómetro (sente se tremer/for deslocada/levar um pontapé ou um murro)
  • sensores de peso, distribuídos pela sua superfície (é capaz de saber o peso do que está colocado nos diferentes locais)
  • sensores de temperatura, distribuídos pela sua superfície (é capaz de saber a temperatura do que está colocado nos diferentes locais)
  • leitor de smartcards/NFC


Sejam criativos, pensem em cenários inovadores. Lembrem-se que já bebeu um pouco não consegue acertar em alvos pequenos, um bar pode ser barulhento, as bebidas entornam-se e há várias pessoas à mesa a fazer pedidos.


Notas: A interface deve ser desenvolvida usando tecnologia HTML5 (HTML+JavaScript+CSS). Deve funcionar de forma local, sem necessidade de servidores, etc. (isto é, basta descompriir um zip e abrir um ficheiro). Não precisa de funcionar igualmente em todos os browsers, mas, deverá funcionar pelo menos na última versão do firefox ou do chrome. O "backend"/código não são o mais importante. É-o, sim, a interacção que possibilita. As interacções físicas (bater na mesa, colocar copos em cima dela, inserir cartões, etc.) devem ser simuladas se forem parte da interacção (mesmo que seja caregando num botão ou clickando numa imagem, se isso não tiver impacto na experiência de utilização).