Sumários

3ª Semana - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

9 outubro 2018, 09:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª e 8ª Aula - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

• 09 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 91 alunos / 92 alunos
  • 09 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 171 alunos / 169 alunos

1ª Parte (1h30)

• Apresentação da área científica de ASO, introdução das bases científicas da arquitetura de computadores e infraestruturas informáticas, Sistemas operativos, Sistemas distribuídos, Computação em nuvem (Web), Data centres e requisitos de segurança.
  • Segurança é um tema transversal a todas as áreas da LEIC, na área de ASO são abordados aspectos específicos da componente de segurança.
  • UCs core e saídas profissionais da área de ASO
  • Oradores convidados: Prof. Luis Veiga

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de ASO, esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados. Análise de requisitos em termos de recursos (Hardware e Software) necessário para a operação de aplicações informáticas;
  • Informação geral sobre o funcionamento da UC, comportamento ético e boas práticas;
  • Realização do QUIZ de ASO.

3ª Semana - Apresentação da área de Inteligência Artificial (IA)

2 outubro 2018, 14:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

5ª e 6ª Aula - Apresentação da área de Inteligência Artificial (IA)

• 02 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 87 alunos / 90 alunos
  • 02 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 183 alunos /181 alunos

1ª Parte (1h30)

• Introdução aos conceitos da área científica de Inteligência Artificial. Esta área tem como objetivo a criação de algoritmos e sistemas que exibam comportamento inteligente.
  • Objetivos de aprendizagem de IA, qual o conhecimento apreendido com o estudo e aplicação de técnicas algorítmicas a projetos de investigação bem como a contextos empresariais.
  • Quais os desafios endereçados pela área de IA
  • Oradores convidados: Prof. Luísa Coheur e Prof. João Dias

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de IA, esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados
  • Análise da FTG de MTP e IA
  • Aspetos Logísticos
    • Ponto de situação sobre formação dos grupos (entregas das FTG), aspetos a considerar para primeira entrega FTG MTP & IA.
    • Gestão de situações relacionadas com a regularização da inscrição na UC de IEI (alunos da 2ª Fase e alunos cuja regularização da inscrição ainda estava pendente no sistema Fénix), formação de grupos.
    • Realização do QUIZ de IA

3ª Semana - Apresentação da área de Inteligência Artificial (IA)

2 outubro 2018, 09:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

5ª e 6ª Aula - Apresentação da área de Inteligência Artificial (IA)

• 02 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 87 alunos / 90 alunos
  • 02 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 183 alunos /181 alunos

• Quais os desafios endereçados pela área de IA
  • Oradores convidados: Prof. Luísa Coheur e Prof. João Dias

• Análise da FTG de MTP e IA
  • Aspetos Logísticos
    • Realização do QUIZ de IA

2ª Semana ( Alameda ) - Apresentação da área de Metodologia e Tecnologia da Programação

25 setembro 2018, 14:00 José Manuel Nunes Salvador Tribolet

2ª Semana - 25/Set  (Aulas 3 e 4), 09:00  LEIC-A: 189 alunos

1ª Parte (1h30)  (189 alunos presentes)

·       Apresentação da área científica de Metodologia e Tecnologia da Programação;

·       Apresentação de conceitos fundamentais de Engenharia de Sofware: conceção, desenvolvimento, produção e teste.

.        Apresentação de conceitos fundamentais de Algoritmia e de exemplos da sua ocorrência em diversas áreas do conhecimento.

2ª Parte (1h15)  (189 alunos presentes)

·       Debate aberto sobre o Caso a ser aprofundado no RTG e sua relação com os conteúdos apresentados na ª parte da Aula  (1h)

.        Realização do Quizz sobre a matéria apresentada na 1ª parte da aula ( 20 m )

Oradores convidados: Prof. António Rito e Prof. Francisco Santos