Sumários

5ª Semana - Sistemas de Informação (SI)

23 outubro 2018, 14:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

11ª e 12ª Aula: Sistemas de Informação (SI)

• 23 Outubro 2018, 09:00 LEIC-T: 89 alunos / 89 alunos
  • 23 Outubro 2018, 14:00 LEIC-A: 172 alunos / 172 alunos

1ª Parte (1h30)

• Introdução aos conceitos de Tecnologia de Bases de Dados, incluindo: Introdução aos Sistemas de Informação e bases de dados, Introdução à Modelação de Sistemas, Exemplos de grandes sistemas de informação, Sistemas para a gestão de informação nas ciências: astro-informática, bioinformática.
  • Introdução aos conceitos de Sistemas de Informação Empresariais, incluindo: Informática vs. Sistemas de informação, com apresentação de exemplos. Arquitetura empresarial e processos de negócio. Empregos e empreendedorismo em sistemas de informação. Apresentação de linguagens de modelação.

• Oradores convidados: Prof.  Pedro Sousa e Prof. Diogo Ferreira

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de SI esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados.
  • Introdução ao tema da semana – área de SI, nomeadamente em termos do papel da Informática e dos SI nas empresas, contribuições para a modelação de processos de negócio e monitorização do comportamento organizacional.
  • Aplicação dos SI no contexto empresarial.
  • Enquadramento ao tema RTG – Empreendedorismo de Base Tecnológica

5ª Semana - Sistemas de Informação (SI)

23 outubro 2018, 09:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

11ª e 12ª Aula: Sistemas de Informação (SI)

• 23 Outubro 2018, 09:00 LEIC-T: 89 alunos / 89 alunos
  • 23 Outubro 2018, 14:00 LEIC-A: 172 alunos / 172 alunos

• Oradores convidados: Prof.  Pedro Sousa e Prof. Diogo Ferreira

2ª Parte (1h20)

• Aplicação dos SI no contexto empresarial.
  • Enquadramento ao tema RTG – Empreendedorismo de Base Tecnológica

4ª Semana - Apresentação da área de Computer Engineering (COM)

16 outubro 2018, 14:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

9ª e 10ª Aula - Apresentação da área de Computer Engineering (COM)

• 16 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 89 alunos / 89 alunos
  • 16 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 172 alunos / 172 alunos

1ª Parte (1h30)

• Importância da arquitetura de computadores na programação na era dos multicores. Especificidade da programação de arquiteturas especializadas como GPUs. Desenvolvimento de sistemas embebidos: programação em tempo real; interface com diversidade de dispositivos; recursos limitados; segurança e fiabilidade: safety-critical e reparação potencialmente difícil.
  • Oradores convidados: Prof. Nuno Roma e Prof. Ricardo Chaves

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de COM esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados.
  • Relembrar os alunos da relevância de analisar com atenção o caso de estudo para a FTG ASO & COM, debate sobre o caso de estudo.
  • Aspetos Logísticos

• Apresentação de recomendações sobre o procedimento a seguir na preparação do agendamento da entrevista com a empresa (e.g., agendamento de reuniões com os elementos do grupo, elaboração de atas das reuniões, distribuição de tarefas entre os elementos do grupo, reportar proposta de empresa no formulário online).
    • Recomendações sobre a distribuição de tarefas e definição de roles entre os elementos do grupo para a entrega de RTG (Empreendedorismo de Base Tecnológica);
    • Gestão de situações relacionadas com a regularização da inscrição na UC de IEI (alunos da 2ª Fase e alunos cuja regularização da inscrição ainda estava pendente no sistema Fénix), formação de grupos para o RTG.
  • Feedback da avaliação dos relatórios da FTG MTP&IA
    • Informação sobre a avaliação dos relatórios de MTP&IA – apresentação de feedback aos alunos.
    • Recomendações de melhoria aos diagramas MindMap e sugestões de boas práticas na formulação das respostas para o próximo relatório.

4ª Semana - Apresentação da área de Computer Engineering (COM)

16 outubro 2018, 09:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

9ª e 10ª Aula - Apresentação da área de Computer Engineering (COM)

• 16 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 89 alunos / 89 alunos
  • 16 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 172 alunos / 172 alunos

• Oradores convidados: Prof. Nuno Roma e Prof. Ricardo Chaves

• Aspetos Logísticos

• Feedback da avaliação dos relatórios da FTG MTP&IA

3ª Semana - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

9 outubro 2018, 14:00 Gabriel Cesar Ferreira Pestana

7ª e 8ª Aula - Apresentação da área de Arquitetura e Sistemas Operativos (ASO)

• 09 Outubro 2018, 09:00  LEIC-T: 91 alunos / 92 alunos
  • 09 Outubro 2018, 14:00  LEIC-A: 171 alunos / 169 alunos

1ª Parte (1h30)

• Apresentação da área científica de ASO, introdução das bases científicas da arquitetura de computadores e infraestruturas informáticas, Sistemas operativos, Sistemas distribuídos, Computação em nuvem (Web), Data centres e requisitos de segurança.
  • Segurança é um tema transversal a todas as áreas da LEIC, na área de ASO são abordados aspectos específicos da componente de segurança.
  • UCs core e saídas profissionais da área de ASO
  • Oradores convidados: Prof. Luis Veiga

2ª Parte (1h20)

• Debate sobre conceitos-chave da área de ASO, esclarecimento de questões com a equipa de oradores convidados. Análise de requisitos em termos de recursos (Hardware e Software) necessário para a operação de aplicações informáticas;
  • Informação geral sobre o funcionamento da UC, comportamento ético e boas práticas;
  • Realização do QUIZ de ASO.