Sumários

Momento Angular - Conservação do Momento Angular e Isotropia do Espaço. Momento e Tensor de Inércia.

25 março 2022, 15:00 Carlos Rodrigues da Cruz

Conceito de momento angular. Momento angular de um sistema de partículas. Momento angular e movimento de rotação. Exemplos: Duas partículas em rotação no referencial do centro de massa. A conservação do momento angular como resultado da isotropia do espaço.

Movimento de um corpo rígido. Momento de Inércia de um corpo para rotação em torno de um eixo principal de inércia. Cálculo de momentos de inércia: exemplos: anel de espessura desprezável, cilindro oco, cilindro maciço, barra de espessura desprezável; esfera. Tensor de Inércia, eixos principais de inércia.

25 março 2022, 13:00 Carlos Rodrigues da Cruz

25 março 2022, 10:30 Horácio João Matos Fernandes