Trabalhos de Laboratório

Os trabalhos de Laboratório, que serão três, serão realizados em duas sessões consecutivas.
Na primeira semana devem ser obtidos todos os resultados experimentais e iniciados o tratamento dos dados e representações gráficas.
Na segunda semana deve ser concluída a análise de dados e o Relatório, podendo ainda servir para repetir partes da experiência cujos dados possam ser "suspeitos".
As dúvidas ou questões sobre os Guias ou elaboração dos Relatórios devem ser colocadas no Fórum da disciplina no tópico "Laboratório".

Preparação dos Laboratórios:

Os alunos devem preparar com todo o cuidado os laboratórios, pois os respetivos relatórios serão entregues no fim da respetiva aula.
Espera-se que cada aluno gaste cerca de 2h a preparar cada trabalho de laboratório.
Cada aluno deve ler os guias nos ficheiros anexos, saber perfeitamente quais são os objetivos e quais as grandezas físicas que devem medir, e como medi-las. Deve ainda rever ou estudar a matéria respetiva no livro da bibliografia e visulizar os videos disponibilizados nesta página ou outros sítios na internet relacionados com fenómeno físico a estudar.
Cada aluno deve também reunir-se antecipadamente com o seu grupo para preparar a divisão de tarefas, sendo a lista de grupos a seguinte.-

Importante:

No início da aula CADA UM dos 3 alunos de cada grupo deve mostrar o documento em Word, ou trazer impresso, a primeira folha do trabalho experimental, com o OBJETIVO e outras questões já preenchidas, ou seja cada grupo de 3 alunos deve trazer 3 objetivos preenchidos e mostrar 3 apontamentos que comprovem que cada um dos alunos realmente preparou o trabalho.

Entrega de Relatórios:

O Relatórios são realizados e  entregues em formato electrónico, até ao final da segunda sessão do Trabalho (não deve ser considerada a data do fénix), na secção Fénix de Projectos:
Devem ser incluídos num ficheiro comprimido zip os documentos em WORD preenchidos (apenas a segunda parte, correspondente ao Relatório), as folhas EXCEL com tabelas e ajustess e eventualmente "scans" de outros apontamentos manuscritos.
Nas respostas do documento em Word devem ser sempore identificados os gráficos correspondentes que constam na(s) folhas EXCEL.

Tratamento de Dados e Erros

Todas as medidas de grandezas físicas (experimentais ou em ambiente profissional)  são sujeitas a Incertezas, pelo que os resultados devem ser apresentados com os respectivos Erros. Estas folhas devem ser consultadas para preparação dos Laboratórios

Lista de Trabalhos a realizar é a seguinte:

• Sistema Massa-Mola (início na semana de 14 de Março)
  • Roda de Maxwell (início na semana de 28 de Março)
  • Ondas estacionárias em Cordas vibrantes (início na semana de 11 de Abril)

Attachments