Sumários

T7

12 outubro 2017, 15:30 Vitor Malo Machado

Materiais ferromagnéticos: saturação e histerese. Estudo de circuitos magnéticos: Ausência de dispersão. Aproximações nos entreferros. Exemplo de aplicação das leis fundamentais visando o cálculo dos campos H e B num circuito magnético com duas janelas (caso não-linear e caso linear). Conceito de relutância magnética de um troço de circuito com comportamento linear.


Lab 1 - 4a feira

11 outubro 2017, 15:30 João Filipe Pereira Fernandes

Realização do primeiro trabalho laboratorial: " DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA MATRIZ DE COEFICIENTES DE CAPACIDADE DE UM SISTEMA DE N+1 CONDUTORES (VIA ANALOGIA REO-ELÉCTRICA) ".


Lab 1 - 3a feira

10 outubro 2017, 15:30 João Filipe Pereira Fernandes

Realização do primeiro trabalho laboratorial: " DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA MATRIZ DE COEFICIENTES DE CAPACIDADE DE UM SISTEMA DE N+1 CONDUTORES (VIA ANALOGIA REO-ELÉCTRICA) ".


T6

10 outubro 2017, 12:30 Vitor Malo Machado

Equação  e curva característica do gerador - corrente de curto-circuito do gerador; resistência interna do gerador. Ponto de funcionamento do gerador. Interpretação energética da característica do gerador: potência posta em jogo na carga, perdas por efeito de Joule na resistência interna do gerador e conservação da energia. Representação dos geradores por esquemas equivalentes com uso de fontes ideais de tensão e de corrente.
Cap. 4 - Campo Magnético das correntes estacionárias. Equações fundamentais. Lei de Ampère - força magneto-motriz. Aplicação ao cálculo do campo magnético da corrente de um condutor cilíndrico rectilíneo. Decomposição da força magneto-motriz por troços. Tensão magnética e sua dependência com o caminho. Vector indução magnética: linhas fechadas e fluxo nulo através de uma superfície fechada. Fluxo de indução magnética. Lei dos cortes do fluxo de indução magnética. Vector magnetização; susceptibilidade magnética. Permeabilidade magnética.


P1

6 outubro 2017, 15:00 Vitor Malo Machado

Resolução de um problema de Eletrostática.