Métodos de Avaliação

O método de avaliação é estabelecido de acordo com as decisões tomadas nas Comissões Científica e Pedagógica do DEEC.

A disciplina de Electrotecnia Teórica adopta um sistema de avaliação contínua que obedece ao “Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências" aprovado pelo Conselho Pedagógico em 26 de Março de 2010 e revisto em 4 de Julho de 2013.

A avaliação contínua engloba duas componentes: Laboratorial e Teórico/Prática:
a) Laboratório, com relatórios efectuados nas aulas.
b) Dois testes efectuados durante o período lectivo.
Os alunos que não compareçam aos testes ou, comparecendo, tenham tido nota insatisfatória ou reprovado nos mesmos, terão acesso ao exame de recurso, na época de exames.
Em todas as provas de avaliação, por razões logísticas, será requerida inscrição prévia no sistema FENIX.

Componente laboratorial obrigatória (periodicidade quinzenal):
Consta de cinco trabalhos laboratoriais (4 obrigatórios) efectuados em grupo, com 2 horas de duração, nas quais se inclui uma parte prática relacionada com o dimensionamento, uma parte experimental correspondente à execução do trabalho, e uma parte final dedicada à elaboração do relatório do trabalho.
A classificação obtida na componente laboratorial NL (que tem de ser positiva, isto é >=9,5) contribui para a classificação final com um peso de 25%.
As classificações de laboratório obtidas num dado semestre permanecerão válidas durante dois anos lectivos. No presente semestre, as classificações de laboratório mais antigas ainda válidas são aquelas que foram obtidas no 1º Semestre de 2015/2016.

Testes (sem consulta):
Consta de 2 testes escritos, com a duração de 2 horas.
O primeiro teste, cobrindo a matéria leccionada até ao 5º Capítulo (inclusive), ocorrerá a 15 de Novembro de 2017 com início pelas 20 horas.
O segundo teste, cobrindo a matéria do 6º Capítulo em diante, ocorrerá a 20 de Dezembro de 2017 com início pelas 11:30 horas.
A classificação resultante dos dois testes, obtida através de NT = (NT1 + NT2)/2, tem de ser superior ou igual a 9,5 valores.

Exame de recurso (sem consulta):
O exame de recurso, marcado para 27 de Janeiro de 2018 com início pelas 11:30 horas, é uma prova escrita , com a duração de 2 horas e meia, cobrindo toda a matéria.
O aluno fica aprovado no exame se obtiver classificação (NE) superior ou igual a 9,5 valores.
Os alunos que não tiveram sucesso no conjunto dos testes e não possam comparecer ao exame de recurso por motivos de força maior deverão contactar o responsável da disciplina e apresentar um comprovativo do impedimento. Ser-lhes-á marcada uma avaliação alternativa (oral).

Classificação final:
Fórmula de cálculo da classificação final, em caso de aprovação, isto é, para NL>=9,5 e (NT>=9,5 ou NE>=9,5):
CF = (MAX(NT,NE)*3+NL)/4.

Melhorias de nota:
Desde que autorizados pela Secretaria do IST, os alunos que já tenham sido aprovados no semestre anterior, e que desejem fazer melhoria de nota, poderão fazê-lo, bastando para tal comparecer ao exame de recurso. A classificação final (CF) será obtida usando a fórmula de cálculo acima (para NT<9,5), onde NL corresponde à nota de laboratório obtida anteriormente.

Ver informação actualizada em http://groups.ist.utl.pt/electrot