Sumários

Selecção de Biorreactores

23 fevereiro 2016, 11:00 Marília Clemente Velez Mateus

Principais tipos e características de bioreactores. Análise das suas vantagens e desvantagens, com o objectivo de selecção de um biorreactor adequado para um processo.

T1 - Penicillin Acylase production - Session I

22 fevereiro 2016, 10:00 Frederico Castelo Ferreira

T1 - Penicillin Acylase production  - Session I. Preparation of a bioreactor for controlled cell culture in batch. Shift 1

Introdução ao Desenho de Bioprocessos

18 fevereiro 2016, 10:00 Marília Clemente Velez Mateus

Introdução ao desenho de bioprocessos: tipos de biocatalisadores; necessidades de integração da biorreacção com as operações a montante e a jusante; exemplos de sequências de operações unitárias; modos de operação de biorreactores.

17 fevereiro 2016, 10:30 Marília Clemente Velez Mateus

Apresentação da equipa docente, da estrutura da unidade curricular e da metodologia de avaliação. Instrução sobre boas práticas laboratoriais e preparação de relatórios.
Introdução à Engenharia Bioquímica: perspectiva histórica; impacto na sociedade; contributos da biologia e da engenharia; as três revoluções; convergência; áreas emergentes; Biotecnologia industrial, vermelha, verde e azul; impacto económico.
Esta aula foi leccionada para alunos dos dois turnos.

Organização dos Grupos de Trabalho

16 fevereiro 2016, 11:00 Marília Clemente Velez Mateus

Apresentação da calendarização de sessões experimentais e distribuição dos alunos pelos grupos de trabalho.