Sumários

Curvas de titulação ácido-base a partir do método gráfico (aula online)

17 março 2021, 12:30 Sílvia Chaves

Aplicação do método gráfico a um ácido diprótico, uma base bifuncional e um anfólito. Construção de curvas de titulação a partir de gráficos logc versus pH para ácidos e bases mono e bifuncionais. Análise das curvas de titulação de um ácido fraco monoprótico e de um ácido diprótico.


Método gráfico aplicado a ácidos/bases mono- e bifuncionais (aula online)

16 março 2021, 08:30 Sílvia Chaves

Exemplos de problemas de ácidos e bases monofuncionais resolvidos pelos métodos gráfico e numérico. Dedução do método gráfico para um ácido diprótico.


Resolução numérica de problemas ácido-base simples. Método gráfico para ácidos e bases monofuncionais (aula online)

12 março 2021, 09:30 Sílvia Chaves

Determinação do pH de uma mistura de um ácido fraco e a sua base conjugada por resolução numérica ou analítica. Introdução ao método gráfico aplicado a uma solução de ácido fraco ou de base fraca.Exemplos de aplicação do método gráfico.


Apresentação dos trabalhos experimentais e método de avaliação. Cálculo de erros (aula online)

10 março 2021, 14:30 Sílvia Chaves

Apresentação dos trabalhos a efectuar e do método de avaliação. Parâmetros físico-químicos a determinar para a amostra a analisar. Processos de recolha da amostra de água e material de recolha. Análises a efectuar in situ. Possíveis alterações da amostra até realização da análise.

Tipo de erros: aleatórios e sistemáticos. Erros absolutos e erros relativos. Método de propagação de erros absolutos e cálculo de erros relativos de produtos e quocientes. Algarismos significativos e notação científica. Exemplos práticos de cálculo de erros.


Resolução numérica de problemas ácido-base simples (aula online)

10 março 2021, 12:30 Sílvia Chaves

Força relativa dos pares ácido-base conjugados. Determinação do pH de soluções de ácido forte, de base forte, de um sal, de ácido fraco e de base fraca por resolução numérica ou analítica.