Sumários

Resolução de problemas (aula online)

4 junho 2021, 09:30 Sílvia Chaves

Resolução de problemas do segundo teste de 2019.


Programa Visual MINTEQ (2ª aula) (aula online)

3 junho 2021, 10:00 Sílvia Chaves

Aplicação do programa Visual MINTEQ a uma situação de uma água destilada contaminada com chumbo ou cádmio, partículas de alumina em suspensão e sem carbonatos.


Programa Visual MINTEQ (1ª aula) (aula online)

2 junho 2021, 14:30 Sílvia Chaves

Importância da especiação na toxicidade, biodisponibilidade e transporte dos elementos. Construção da matriz para o programa Visual MINTEQ e análise da situação para sistema aberto e para sistema fechado. Cálculo da concentração livre de carbonato a partir da alcalinidade e cálculo da concentração total de carbonato (balanço de massas). Explicação e aplicação do programa Visual MINTEQ a uma água destilada contaminada com chumbo e contendo carbonato.


Parâmetros relativos a substâncias tóxicas. Operações básicas numa unidade de tratamento de água (aula online)

2 junho 2021, 12:30 Sílvia Chaves

Parâmetros relativos a substâncias tóxicas (pesticidas): natureza, tratamentos a efectuar e efeitos associados. Operações básicas numa unidade de tratamento para água de consumo humano. 


Parâmetros relativos a substâncias indesejáveis e a substâncias tóxicas (aula online)

1 junho 2021, 08:30 Sílvia Chaves

Parâmetros relativos a substâncias indesejáveis (nitritos, agentes tensioactivos): natureza, tratamentos a efectuar e efeitos associados. Parâmetros relativos a substãncias tóxicas (cianeto, mercúrio, chumbo): natureza, tratamentos a efectuar e efeitos associados.