Sumários

Espaços euclidianos

11 dezembro 2006, 11:00 Jorge Buescu

Exemplos de espaços euclidianos: PI usual em Rn. Médias aritmética e geométrica. PI não-usuais, PI traço em matrizes. Normas.

Espaço de Hilbert. Conjuntos e bases ortogonais e ortonormais. IL de conj o.n., coordenadas numa base o.n., ortogonalização de Gram-Schmidt.

Projecções ortogonais, complementos ortogonais, exemplos.

Problemas

11 dezembro 2006, 08:30 Jorge Buescu

Resolução de problemas pelos alunos.

valores e vectores próprios. Espaços com produto interno

5 dezembro 2006, 11:00 Jorge Buescu

Invariância do traço e determinante. Referência a outros invariantes simétricos. VP em dimensão infinita.

Forma canónica de Jordan de uma matriz.

Espaços euclidianos: produtos internos, norma, projecção, ângulo, desigualdade de Cauchy-Schwarz, Teorema de Pitágoras

valores e vectores próprios. Espaços com produto interno

4 dezembro 2006, 11:00 Jorge Buescu

Forma canónica de Jordan de uma matriz.

Problemas

4 dezembro 2006, 08:30 Jorge Buescu

Resolução de problemas pelos alunos.