Disciplina
Complementos de Probabilidade
Área
Área Científica de Probabilidades e Estatística > Probabilidades e Estatística
Activa nos planos curriculares
LMAC 2006 > LMAC 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Complementos de Probabilidade
Nível
O método de avaliação da unidade curricular consiste na realização de testes nas aulas.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
O objetivo da disciplina consiste em expôr os alunos à teoria da probabilidade, mais precisamente a: espaços de probabilidade, variáveis e vetores aleatórios, funções de probabilidade, distribuições, medidas induzidas; funções de variáveis e de vectores aleatórios; independência estocástica; integração e esperança matemática; e finalmente, uma introdução a diferentes tipos de convergência de sucessões de variáveis aleatórias.
Programa
Espaços de probabilidade. Variáveis aleatórias: operações e transformações de variáveis aleatórias; tipos de variáveis aleatórias, funções de probabilidade e funções de distribuição, medida induzida, decomposição. Vetores aleatórios. Independência estocástica: eventos independentes; funções de variáveis independentes e critérios de independência. Esperança matemática: propriedades e desigualdades estocásticas. Convergência de sucessões de variáveis aleatórias: tipos de convergência e relações entre os mesmos. Lemas de Borel-Cantelli. Leis dos grandes números.
Metodologia de avaliação
O método de avaliação da unidade curricular consiste na realização de testes nas aulas.
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I, II e III e Probabilidade e Estatística.
Componente Laboratorial
Não tem.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não tem.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Probability: theory and examples
5th ed., Cambridge University Press
A Course in Probability Theory
2nd ed., New York, Academic Press
New York, Courant Institute of Mathematical Sciences