Dissertação

{en_GB=A Guide for Business Model Innovation through Industry 4.0} {} EVALUATED

{pt=Foi previsto que a Indústria 4.0 (I4.0) tem o potencial para trazer oportunidades significativas para a inovação de modelos de negócio (IMN). No entanto, a pesquisa mostrou que não há abordagem sistemáticas para isso. Uma das causas identificadas para tal é a falta de compreensão por parte da comunidade empresarial do que a I4.0 realmente significa. Para o combater, este trabalho propõe uma simples perspetiva global concetual e visualização gráfica, baseadas em revisões de publicações relevantes. Depois, dedica-se a uma segunda causa da raridade de IMN pela I4.0: a falta de ferramentas dedicadas. Pela revisão de artigos relevantes no campo da IMN para I4.0, é identificada uma série de “alavancas de negócio”, de acordo com a metodologia do business model canvas (BMC). Em conjunto com exemplos da vida real, notas sobre interdependências e aplicabilidade, as alavancas são usas para construir uma ferramenta de inovação que guia os leitores à IMN I4.0 através de 68 questões para estimular a sua criatividade. Uma integração visual simplificada do guia com o BMC também é proposta. Finalmente, um curto processo de quatro passos para responder a cada questão é incluído. Estas ferramentas são então usadas no caso de uma empresa de nível startup para gerar ideias de IMN., en=It has been predicted that Industry 4.0 (I4.0) has the potential to bring significant opportunities for business model innovation (BMI). However, research has shown that there are not any systematic approaches to it. One of the identified causes for that is the lack of comprehension by the entrepreneurial community of what I4.0 actually entails. To address it, this work proposes a simple conceptual overview and graphic visualization, based on a review of relevant publications. It then tackles a second cause for the rarity of BMI through I4.0: the lack of dedicated tools for it. By reviewing relevant articles on the field of BMI for I4.0, it identifies a series of “business levers”, according to the business model canvas (BMC) framework. Along with real-life examples, notes on interdependences and applicability, the levers are used to build an innovation tool that guides readers to I4.0 BMI through 68 questions to stimulate their creativity. A simplified visual integration of the guide with the BMC is also proposed. Finally, a short four step process for answering each question is included. These tools are then used in the case of a startup-level company to generate BMI ideas.}
{pt=Indústria 4.0, Tecnologias, Startups, Inovação de Modelos de Negócio, Business Model Canvas, en=Industry 4.0, Technologies, Startups, Business Model Innovation, Business Model Canvas}

janeiro 22, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Miguel Nogueira Peças

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar