Dissertação

{pt_PT=Avaliação do desempenho de autocarro eléctrico em condições reais de utilização} {} EVALUATED

{pt=O sector dos transportes é responsável por cerca de 33% do consumo de energia ao nível da EU-28, bem como por 23% das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Veículos elétricos, nomeadamente os usados em transportes públicos, podem contribuir para reduzir esses impactes, devido ao seu desempenho energético e ambiental melhorado quando comparados com os veículos convencionais a combustão interna. Neste estudo, fez-se uma avaliação do desempenho de um autocarro elétrico em condições reais de utilização, através de ensaios experimentais realizados a bordo. Através da metodologia VSP obtiveram-se os perfis de consumo de energia e emissões de GEE. Estes resultados foram utilizados para simular o comportamento do veículo quando em circulação noutros percursos e para fazer uma comparação do seu desempenho com um autocarro convencional. As comparações feitas entre o autocarro elétrico e o convencional evidenciam as vantagens do primeiro ao nível dos consumos de energia e das emissões de GEE, conseguindo obter, para os percursos estudados, reduções na ordem dos 70% e 85%, respetivamente, numa base WTW. Os resultados obtidos mostram que as condições de circulação e topografia do terreno influenciam pouco a eficiência do conjunto propulsor elétrico, tanto ao nível do fornecimento como da regeneração de energia, indicando que este veículo é ideal para circulação urbana. Em relação a esta análise, a maior influência notada foi um aumento de cerca de 13% na potência requerida pelo motor, para os mesmos modos VSP, quando a inclinação da estrada passa de 0 a 2,5º para 2,5 a 5º. , en=The transport sector is responsible for roughly 33% of the energy consumption at the EU-28 level, as well as for 23% of the total greenhouse gas emissions (GHG). Electric vehicles, namely those used in public transports, can contribute to reduce such impacts, due to their improved energy and environmental performances when comparing to conventional internal combustion vehicles. In this study, a performance evaluation of an electric bus in real world conditions was performed through on-board experimental tests. The energy consumption profile, as well as the GHG emission profile of the bus were obtained through the VSP methodology. These results were used to simulate the behaviour of the electric vehicle when circulating in other routes, as well as to enable a performance comparison with a conventional bus. The comparison between the electric and the conventional buses presented the advantages of the first at the energy consumption and GHG emissions level, with reductions up to 70% and 85%, respectively, on a WTW basis, for the studied routes. The obtained results show that the circulation conditions and the terrain topography have little influence in the efficiency of the electric propulsion unit, both at the energy delivery level as well as at the energy recovery level, making this vehicle ideal for circulation in an urban environment. Regarding this analysis, the major effect noticed is an increase of 13% in the power required by the motor, for the same VSP modes, when the road grade changes from 0 to 2,5º to 2,5º to 5º. }
{pt=Autocarro elétrico, VSP, eficiência energética, gases de efeito estufa (GEE), comparação de tecnologias, en=Electric bus, VSP, energetic efficiency, greenhouse gases (GHG), technology comparison}

Junho 18, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)

Especialista

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professor Auxiliar Convidado