Dissertação

{pt_PT=Maintenance Scheduling in Airline Companies: TAP Air Portugal Case Study} {} EVALUATED

{pt=Um conjunto de eventos, como o ato de desregulamentação aérea de 1978 e a criação do mercado único europeu de aviação, conduziu a um mercado mais competitivo, com as companhias aéreas a focaram-se mais no controlo de custos. A otimização das operações, como a manutenção, é considerada um método eficaz e razoável na minimização de custos. Neste documento, é apresentado um modelo de programação linear inteira mista, que minimiza os custos de manutenção em companhias aéreas. Esse modelo de otimização estabelece um cronograma de manutenção, incluindo inspeções de manutenção de curto prazo (tipo A) e de longo prazo (tipo C), durante um determinado horizonte de planeamento. O modelo apresentado é validado por um exemplo ilustrativo, constituído por uma pequena frota, demonstrando a sua aplicabilidade. Posteriormente, o modelo de otimização é aplicado à frota de aeronaves “narrow-body” da TAP Air Portugal, para um horizonte de seis meses. A análise dos resultados mostrou que o uso deste modelo pode reduzir o número de atividades de manutenção, em cerca de 15%, o que significa que os custos de manutenção podem ser reduzidos. Foi realizada uma análise de sensibilidade, que mostra que o decréscimo da diferença ótima após 1 hora de tempo computacional foi insignificante comparado com um cálculo para 24 horas. Uma análise de sensibilidade associada ao parâmetro de custo de indisponibilidade foi, também, adicionada e discutida. Portanto, este modelo pode ajudar no planeamento de manutenção, contribuindo para a redução do tempo de planeamento, fornecendo soluções viáveis para o problema definido., en=A set of events, such as the airline deregulation act of 1978 and the creation of the single EU aviation market, led to an increasing competitive market, in which airline companies began to focus more and more on cost control. An effective and reasonable method to increase profits is to optimize operations, namely maintenance activities, and minimize the associated costs. In the present work, a mixed-integer linear programming model is presented, which minimizes maintenance costs in airline companies. This optimization model establishes a maintenance schedule, including short-term maintenance checks (A-type) and long-term maintenance checks (C-type), during a given planning horizon. The presented model is validated by an illustrative example constituted by a small fleet of aircraft, demonstrating its applicability. Afterwards, the optimization model is applied to the fleet of “narrow-body” aircraft of TAP Air Portugal, for a six-month planning horizon. The analysis of the results showed that the use of this model can reduce the number of maintenance activities, in about 15%, which means that maintenance costs can be reduced. A sensitivity analysis was also performed, showing that the reduction of the optimality gap after 1 hour of computational time was negligible compared with a 24-hour computation. A sensitivity analysis associated with the unavailability cost parameter was also added and discussed. Therefore, this decision framework can support maintenance planning, contributing to the reduction of the planning time, providing feasible solutions for the stated problem.}
{pt=Manutenção, Planeamento de manutenção, Transporte aéreo, Calendarização, Otimização, Programação linear inteira mista, en=Maintenance, Maintenance planning, Air transportation, Scheduling, Optimization, Mixed-integer linear programming}

junho 20, 2018, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar