Dissertação
{pt_PT=Ligação de chapas sobrepostas através da tecnologia de deformação plástica de chapa na massa} {} EVALUATED
{pt=Os diversos setores da indústria, nomeadamente automóvel e aeronáutico, têm promovido o desenvolvimento de novos processos tecnológicos mais eficientes. Uma das novas tecnologias que segue esta tendência é a Deformação Plástica de Chapa na Massa (DPCM), a qual permite o fabrico de peças complexas recorrendo a um número reduzido de operações. No entanto, a sua utilização na ligação de componentes é uma vertente ainda pouco explorada. Esta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um novo processo de ligação entre chapas sobrepostas por DPCM. O processo combina um corte parcial e dobragem com uma operação de compressão na direção perpendicular à espessura da chapa. A viabilidade da ligação foi avaliada através de um modelo teórico e o conceito geral foi comprovado através de ensaios numéricos e experimentais. Os resultados obtidos de ensaios destrutivos demonstraram um bom desempenho mecânico da junta. , en=Several industry sectors, mainly automotive and aeronautic, have been promoting the development of new technological processes that provide high efficiency. Sheet Bulk Metal Forming (SBMF) follows this trend, being able to produce complex parts with less manufacturing stages. However, its applicability to join parts is not yet fully explored. The research work aims to develop a new lap joint by plastic deformation (SBMF). The process combines a partial cut and bending with an upset compression in direction perpendicular to thickness. The viability of the joint was evaluated through a theoretical model and the overall concept was validated by means of numerical and experimental tests. The destructive tests demonstrate a good mechanical performance of the lap joint. }
novembro 9, 2017, 14:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar