Dissertação

{pt_PT=Simulation and Evaluation of the Air-Conditioning System in Electric Vehicles: Nissan Leaf as a case study} {} APPROVED

{pt=Neste trabalho, implementou-se um modelo no AVL Cuise com o objetivo de simular um veículo elétrico o mais próximo possível do Nissan Leaf 2013 utilizando a informação disponível sobre o veículo. Após modelar e calibrar os componentes no AVL Cruise, foi utilizado o software KULI, desenvolvido pela empresa MAGNA, funcionando como interface externa de modo a se poder implementar o sistema de ar condicionado no modelo implementado no AVL Cruise. O consumo e autonomia foram avaliados para vários ciclos de condução, tais como, New European Driving Cycle (NEDC), Urban Dynamometer Driving Schedule (UDDS), Highway Fuel Economy Driving Schedule (HWFET), Supplemental Federal Test Procedure (US06) para simular condução agressiva, Supplemental Federal Test Procedure (SC03) para testar ar condicionado, Worldwide harmonized Light vehicles Test Cycle (WLTC), e os resultados foram comparados com os encontrados na literatura. No geral, os resultados obtidos foram próximos dos encontrados na literatura sem ar condicionado usando o AVL Cruise e com ar condicionado usando o AVL Cruise em conjunto com o KULI. Concluiu-se que o sistema de ar condicionado pode reduzir a autonomia do veículo entre 12 % e 25 % em condições extremas., en=In this work, it was implemented a model in AVL Cruise in order to simulate an electric vehicle as close as possible to Nissan Leaf 2013 with the information published for the vehicle. After modelling and calibrating the components in AVL Cruise it was included KULI software from MAGNA as an interface to implement the air-conditioning system to the model in AVL Cruise. Range and consumption were evaluated for driving schedules such as New European Driving Cycle (NEDC), Urban Dynamometer Driving Schedule (UDDS), Highway Fuel Economy Driving Schedule (HWFET), Supplemental Federal Test Procedure for aggressive driving style (US06), Supplemental Federal Test Procedure for air-conditioning testing (SC03) and Worldwide harmonized Light vehicles Test Cycle (WLTC) and the results with and without air-conditioning system were compared to those found in literature. In general, the results obtained were close to those found in literature without A/C using AVL Cruise and with A/C using AVL Cruise with KULI. It was found that air-conditioning system can reduce the vehicle range from 12 % to 25 % in extreme conditions.}
{pt=Ar Condicionado, Veículo Elétrico, AVL Cruise, KULI, Simulação, en=Air-conditioning, Electric Vehicle, AVL Cruise, KULI, Simulation}

Orientação

ORIENTADOR

Carla Alexandra Monteiro da Silva

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Jorge Martins Coelho

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático