Dissertação

{pt_PT=Metodologia de seleção e organização de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) para o Shop Floor} {} CONFIRMED

{pt= Os KPIs (indicadores chave de desempenho) são ferramentas críticas para monitorizar o desempenho de organizações industriais. As referências bibliográficas disponíveis sobre a escolha de KPIs são maioritariamente referentes a níveis de gestão (e.g. Modelo de Parmenter e de Marr), sendo estes indicadores alimentados através de dados retirados do shop floor. São então poucas as metodologias que se referem ao critério de seleção de KPIs ao nível do shop floor. As existentes são fruto do uso empírico das filosofias Lean e Kaizen, sugerindo somente o uso de KPIs referentes à segurança, qualidade, entrega, inventário, produtividade (+QDIP). É possível encontrar alguns exemplos do uso do +QDIP em páginas de internet, não sendo teoricamente sustentada. Nesta dissertação foi desenvolvida uma metodologia de suporte à escolha e organização de KPIs para o shop floor. Tendo como base o Hoshin Kanri e o Balanced Scorecard (BSC), a metodologia parte do conhecimento da estratégia da empresa por parte de todos os seus colaboradores. Após o estudo da empresa, é necessário identificar os seus níveis de decisão e controlo relativamente à produção. Seguidamente é distribuído um inquérito a cada nível, com questões universais pré-definidas sobre qual a informação relevante para alcançar um melhor desempenho. Serão selecionadas as questões mais cotadas, sendo cada uma associada a um KPI. A metodologia termina com a construção de displays, um para cada nível, para expor os KPIs selecionados. Por fim a metodologia foi aplicada na empresa OLI - Sistemas Sanitários com o intuito identificar potenciais erros e ser aperfeiçoada. , en=Key Performance Indicators (KPIs) are critical tools to support activities and results, monitoring an industrial organization. Most literature published and available on KPIs is focused in business and administrative level (e.g. Parmenter’s and Marr’s model). Those “high-level” indicators receive information from production systems based on data retrieved at the shop floor level. Nevertheless, there is scarcity of approaches to support the generation of KPIs to be used at the shop floor. The few existent approaches for this level derive from empirical use of Lean and Kaizen philosophies requesting “only” to have KPIs for Safety, Quality, Delivery, Inventory, Productivity (+QDIP). Several examples can be found in web-sites but without a theoretical basis. A methodology to support the selection and organization of KPIs at shop floor level was developed in the present work. Based on the Hoshin Kanri approach and on the Balanced Scorecard (BSC), the methodology is built on the acknowledgment of the company strategy from all the staff. After studying the company, is necessary to identify the levels of decision and control regarding the production activities. Only then, is distributed a survey to each level, with pre-defined universal questions about which should be the relevant information to achieve a better performance. The best rated questions will be selected and associated with a KPI. Ends with displays constructions, one for each level, depending on the selected KPI. Finally, it was applied in the company OLI - Sanitary Systems in order to identify potential errors and to be improved. }
{pt=Estratégia empresarial, Gestão Visual, KPI, KPQ, +QDIP, en=Business Strategy, Visual Management, KPI, KPQ, +QDIP}

Novembro 27, 2017, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Miguel Nogueira Peças

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar