Dissertação

{pt_PT=Estudo de mecanismos de interface veiculo-solo para aplicação na locomoção de viaturas de combate a fogos florestais} {} EVALUATED

{pt=A floresta é desde o início dos tempos um bem essencial para a sobrevivência do Homem, local de origem das árvores que fornecem o oxigénio e dos animais e plantas que fornecem alimentos. A maior ameaça para este bem precioso são os fogos que trazem destruição e extinção, bem como a consequente redução dos benefícios que esta fonte pode fornecer à civilização. Com a dificuldade acrescida de combate a incêndios florestais vem uma necessidade de melhoramento da acessibilidade dos veículos de combate aos mesmos, por forma a tornar o combate a incêndios mais eficiente, não descurando o combatente humano. Este projeto enquadra-se nesta premissa e tem como finalidade o melhoramento da acessibilidade a incêndios. Este basear-se-á na integração de sistemas de interface veículo-solo alternativos e que tenham capacidades de mobilidade, em terrenos não-preparados, superiores ao sistema atual. O estudo comparativo aqui exposto destaca as vantagens de várias interfaces, analisando qual a que apresenta maior mobilidade, e apresenta a interpretação dos resultados direcionada a uma conclusão com possível aplicação na vida real. As variáveis chave consideradas no estudo e caracterizadoras de mobilidade são: afundamento, forças na interface e resistência ao movimento. A quantificação destas variáveis será feita, para fins comparativos, através de métodos analíticos encontrados na literatura. Concluiu-se que existem alternativas que podem melhorar a acessibilidade dos veículos de emergência e evidencia-se a superioridade de lagartas mecânicas na mobilidade em terrenos não-preparados, comparativamente aos sistemas atuais. , en=Since the beginning of times the forest is the most prized possession for the survival of Mankind, the origin of the trees that provide oxygen and the animals and plants that provide the supplement. The main threat to this valuable asset is fire that brings destruction and extinction, and hence the reduction of the benefits that can be delivered by the forest to civilization. With the increasing difficulty of fighting forest fires comes the need to optimize the accessibility of vehicles, thus making the fire-fighting more efficient and ensuring the safety of the human combatant. This project is based on this premise and is intended to optimize the accessibility to fire. This optimization will be based on the integration of alternative vehicle-soil interface systems having superior mobility capabilities in unprepared terrain, compared to the current system. The comparative study exposed here highlights the advantages of multiple interfaces, analysing which has superior mobility, and shows the interpretation of the results directed to a conclusion intended to real life application. Key variables presented in the study that characterize mobility are: sinking, forces at the interface and movement resistance. The quantification of the variables is presented, for comparative purposes, by analytical methods found in the literature. From this study, it was concluded that there are alternatives that can optimize the accessibility of emergency vehicles, also the superiority of track’s mobility in non-prepared, compared to the current vehicle-soil interface systems.}
{pt=mobilidade, lagarta mecânica, semi-lagarta, terrenos não-preparados, carro de bombeiros, interface veículo-solo, en=mobility, track, half-track, unprepared-terrain, fire truck, vehicle-soil interface}

junho 8, 2017, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Eduardo Joaquim Anjos de Matos Almas

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar