Dissertação

{pt_PT=Business Model of a Sustainable Transportation System for Urban Goods Supply: Lisbon Case Study} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação visa propor uma solução tecnológica para a distribuição de mercadori-as usando a rede de metropolitano na cidade de Lisboa. Esta solução é projetada de modo a assegurar a compatibilidade com o atual serviço de passageiros e a satisfazer apenas alguns segmentos do mercado. Atualmente a utilização de veículos rodoviários para o transporte de mercadorias causa vários constrangimentos quer a nível do desenvolvimento e qualidade de vida de uma área urbana quer a nível da qualidade de serviço do transporte. A necessidade de novas estratégias na logística advém de baixos níveis de eficiência, causados por crescentes restrições na circulação devido a congestionamento, e progressivas limitações nos níveis de emissões. A solução proposta inclui o pré dimensionamento do sistema de transporte, sistema de distribuição e interligação das estações ao exterior; a análise da viabilidade do projeto e a comparação com a solução atual a nível de consumos energéticos e emissões. O sistema para a distribuição de mercadorias usando a rede de metropolitano em Lis-boa pode reduzir em cerca de 44% os consumos energéticos e 24% em emissões. O re-torno financeiro previsto para o projeto é sensivelmente 5 anos. , en=This dissertation aims to propose a technological solution for the distribution of goods using the metro network in Lisbon city. This solution is designed to ensure compatibil-ity with the current passenger service while satisfying only certain segments of the mar-ket. Nowadays the use of trucks for transportation of goods is causing several constraints, affecting both the development and life quality of an urban area and the quality of the transportation service. The need for new logistics strategies comes from a low efficiency of the current system, due to traffic restrictions and congestion, and from an increase in limitations on emissions levels. The proposed solution includes the design of the transportation and distribution system and connection of metro stations with the surface; a project viability analysis and a comparison with the current system in terms of energy consumption and emissions. The underground system designed for freight transportation using the metro network in Lisbon may reduce energy consumption in around 44% and emissions 24%. The ex-pected payback of the project is around 5 years. }
{pt=Transporte, Emissões, Congestionamento, Mercadorias, Distribuição, en=Transportation, Emissions, Congestion, Freight, Distribution}

novembro 28, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

Departamento de Engenharia Civil (DEC)

Especialista

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar