Dissertação

{pt_PT=Avaliação energética de soluções de mobilidade alternativas numa frota de distribuição postal} {} EVALUATED

{pt=O setor dos transportes, dada a sua dependência de combustíveis fósseis, é um dos principais consumidores de energia contribuindo substancialmente para as alterações climáticas. As empresas que atuam neste setor apresentam elevados consumos energéticos, sendo alvo de sucessivas medidas políticas na preservação de recursos energéticos e na mitigação das emissões de gases poluentes. Esta dissertação desenvolvida na empresa CTT, no âmbito do programa Galp21, teve como objetivo avaliar medidas de melhorias do desempenho energético da frota, começando pela sua caracterização energética no processo de distribuição postal, e avaliação de diferentes cenários implementados em dois estudos diferentes: 1) otimização da frota e alteração dos veículos existentes por outros de energias alternativas; e 2) introdução de veículos de 3/4 rodas nos giros apeados, como solução ao aumento do e-commerce num CDP de Lisboa. No primeiro estudo conclui-se que as viaturas elétricas apresentaram o custo total anual mais elevado, numa média 20% superior nas viaturas F4 (furgão de 4 metros cúbicos de capacidade), 35% nas F8 e 50% nas F10 face às viaturas a gasóleo, sendo também as que emitem o menor número de emissões de CO2, com uma redução de 63%. No segundo estudo foram elaboradas quatro soluções. A 3ª solução, com a implementação de uma frota 100% elétrica (furgões e triciclos), revelou ser a melhor, estimando uma redução dos custos totais anuais em 3,5%, uma redução de 60% em emissões de CO2 e de quase 40% no consumo energético, apresentando um tempo de retorno do investimento de 3,9 anos. , en=The transport sector, given its dependence on fossil fuels, is one of the major consumers of final energy, contributing to climate change. The companies that operate in this sector have high energy consumption, being the target of successive policy measures for the preservation of energy resources and in the mitigation of emission of polluting gases. This work, developed at the postal company CTT, under the Galp21 program, aimed at evaluating measures to improve the energy performance of the fleet, starting with its energy characterization in the postal distribution process, and evaluation of different scenarios implemented in two different studies: 1) optimization of the fleet and shift to alternative propulsion systems and load capacity; and 2) introduction of 3 or 4-wheel vehicles in pedestrian delivery, as a solution to the increase in e-commerce using a case study of a postal distribution center in Lisbon. In the first study, it was concluded that electric vehicles had the highest cost, on average 20% higher in F4 vehicles, 35% in F8 and 50% in F10 compared to diesel vehicles, and the ones that produce the lowest number of CO2 emissions, with a reduction of 63%. In the second study, four solutions were developed. The 3rd solution, with the implementation of a 100% electric fleet (vans and tricycles), revealed to be the best one, estimating a reduction of total annual costs of 3.5%, with a reduction of 60% in CO2 emissions and almost 40% in energy consumption, representing a payback time of 3.9 years. }
{pt=E-commerce, Distribuição Postal, Gestão de frota, Logística urbana, en=E-commerce, Postal Distribution, Fleet management, Urban logistics}

outubro 8, 2021, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

ISEL

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro IN+

Investigador Principal