Dissertação

{pt_PT=Partículas atmosféricas no ambiente circundante do aeroporto de Lisboa: características, fontes e impactes} {} EVALUATED

{pt=Ao longo de 2020 e 2021, foram recolhidas amostras de matéria particulada numa escola primária nas proximidades do aeroporto de Lisboa. Este estudo visa estimar a contribuição de fontes antropogénicas e naturais para o aerossol atmosférico e estimar a sua dose depositada nas vias respiratórias humanas, bem como avaliar o impacto dos confinamentos devidos à pandemia de COVID-19 nas concentrações de matéria particulada. A amostragem de PM10 foi realizada por um amostrador Leckel MVS6, entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, enquanto a contribuição das fontes foi estimada pelo modelo EPA PMF, e a sua deposição no sistema respiratório humano foi estimada pelo modelo de dosimetria ExDoM2. Os resultados mostraram que a redução da atividade humana causou uma redução de 32% nas concentrações de PM10 e de 42% nas concentrações de BC, entre o período pré-pandémico e o período pandémico. O modelo EPA PMF revelou que os confinamentos provocaram reduções na contribuição das fontes antropogénicas de poluentes, nomeadamente as emissões do tráfego, para a massa total de PM10. O modelo de dosimetria ExDoM2 mostrou que a deposição de PM10 nas vias respiratórias de crianças diminuiu em 39%., en=Throughout 2020 and 2021, particulate matter was sampled in an elementary school in the vicinity of the Lisbon Airport. This study aims to estimate the contribution of anthropogenic and natural sources to the atmospheric aerosol and estimate its deposited dose in the human respiratory tract, as well as to assess the impact of the COVID-19 lockdowns on particulate matter concentrations. PM10 sampling was performed by a Leckel MVS6 sampler, between February 2020 and July 2021, while its source apportionment was performed by the EPA PMF model, and its deposition in the human respiratory tract was estimated by the ExDoM2 dosimetry model. The results showed that the reduction in human activity caused a reduction of 32% in PM10 and of 42% in BC levels, between the pre-pandemic and the pandemic periods. The EPA PMF model revealed that the lockdowns caused reductions in the contribution of anthropogenic pollutant sources, namely traffic emissions, to the total PM10 mass. The ExDoM2 dosimetry model showed that the deposition of PM10 in the respiratory tract of children decreased by 39%.}
{pt=Matéria Particulada, Lisboa, Aeroporto, Contribuição de Fontes, Dose Inalada, COVID-19., en=Particulate Matter, Lisbon, Airport, Source Apportionment, Inhaled Dose, COVID-19.}

dezembro 6, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Marta Lopes Almeida

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)

Investigador Principal

ORIENTADOR

Vânia Isabel Ferreira Martins

IST / DECN

Investigador