Dissertação

{pt_PT=Flight Data Monitoring Application on Automatic Approaches and Landings} {} EVALUATED

{pt=O departamento de monitorização de dados de voo um dos mais importantes sectores que trabalham para que todas as operações da companhia aérea sejam realizadas ao mais alto nível de segurança. Foi desenvolvida uma aplicação para a apresentação de resultados, a geração de gráficos, e a verificação das condições meteorológicas associadas a cada voo, fornecendo assim aos analistas uma ferramenta completa e versátil, para melhor analisar as aproximações e aterragens. monitorização de dados de voo um dos mais importantes sectores que trabalham para que todas as operações da companhia aérea sejam realizadas ao mais alto nível de segurança. Uma aproximação não estabilizada pode ser definida como uma aproximação em que vários parâmetros chaves de voo são monitorizados desde um ponto de referência, dentro de uma gama de valores, e num ponto específico da aproximação, um desses parâmetros sai fora da gama de valores predefinida. Quando a aproximação e a aterragem são realizadas usando o sistema de voo automático (piloto automático), as autoridades reguladoras exigem uma monitorização especial dessas operações, com o objectivo de detectar alguma tendência que possa indicar uma falha no sistema. Esta tese dedicou-se inicialmente, a separar os voos que realizaram de forma automática a aproximação e aterragem, extraindo em seguida os respectivos dados desse voo. Usando depois a linguagem de programação R, foi desenvolvido um algoritmo para classificar, como estabilizadas ou não estabilizadas, com base num critério comum, as aproximações e aterragens automáticas. Foram também desenvolvidos 2 modelos de classificação automática, e os seus desempenhos foram avaliados., en=Safety within commercial aviation is an area that can never be declared as inbodied, which makes the FDM department one of the most important sectors needed to assure that all airline operations are being carried out at the highest level of safety. An unstabilized approach can be defined as an approach in which several key flight parameters are monitored, from a stabilization reference point, within a range of values, and one of the parameters in some specific point of the approach does not fit in its predefined range of values. When the approach and the landing are performed using the automatic flight system (autopilot), certainly due to low visibility conditions, the regulatory authorities demand that these approaches and landings be especially monitored, in order to detect any trends that may indicate a system fault, thus making any deviation in the automatic flight system normal performance to be detected, which is then corrected to avoid any hazardous event. In this thesis, an event to detect automatic flight mode in approach phase was created and the corresponding flight data was extracted. Using R programming language, a classification algorithm was built, to classify the automatic approaches or landings as either stable or unstable, based on a common established criteria. Two supervised models were built, and their performance evaluated. A tool to display the results, to plot parameters and to display the meteorological information associated with each flight, was created.}
{pt=Monitorização de dados de voo, Aproximações e aterragens automáticas, Algoritmo de classificação, Aprendizagem Supervisionada, Ferramenta de análise, en=Flight Data Monitoring, Automatic approaches and landings, Classification algorithm, Supervised learning, Analysis tool}

novembro 28, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado