Dissertação

{pt_PT=Caracterização da evolução da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pelos automóveis } {} EVALUATED

{pt=O principal objectivo deste trabalho é propor e testar uma metodologia para analisar o serviço de transporte oferecido pelos automóveis. Em vez de o analisar como um todo, pretende-se examinar o comportamento evolutivo dos serviços que fornece. Para atingir esse objectivo, foi realizada uma análise numa amostra da frota de automóveis europeia, onde cada veículo foi dividido em cinco serviços: base, conforto, segurança, controlo de emissões e performance. Estes foram analisados ​​através do estudo da variação de massa correspondente e evolução de indicadores (kW/l, gCO2/km, classificações Euro NCAP, etc.) ao longo do tempo. Os resultados obtidos ajudaram na compreensão dos recentes desenvolvimentos no sector automóvel. Tanto a massa média quanto a qualidade de cada serviço aumentaram desde 2001, mas o único serviço em que o aumento de massa resultou directamente numa melhor qualidade foi o conforto. Nos demais serviços, as melhorias na qualidade são consequência do desenvolvimento tecnológico. Embora cada segmento reduza a sua massa média, a massa média total do mercado registada em 2017 foi 80 kg mais elevada que a verificada em 2001. Este aumento deve-se a uma mudança nas tendências do consumidor, onde a quota de mercado dos SUV's subiu de 2% para mais 34% actualmente. Esta mudança não permitiu que se atingisse o total potencial consequente do desenvolvimento tecnológico. , en=The main objective of this work is to propose and test a new methodology to analyze the transportation service offered by lightweight vehicles. Rather than analyzing it as a whole, it is intended to look at the evolutionary behavior of the services it provides. To achieve this objective, a comprehensive work on a select sample of the European car fleet was done where the vehicle was divided in five services: base, comfort, safety, emission control and performance. These were analyzed by studying the correspondent mass variation and indicators evolution (kW/l, gCO2/km, safety ratings, etc.) over time. The results obtained helped to reach a better understanding of the recent developments in the automobile sector. Both the average mass and quality of each service have increased since 2001 but the only service where the mass increase directly resulted in a better quality was comfort. In the other services, the improvements in quality are a consequence of technological development. Even though each segment reduces his average mass, the market average mass registered in 2017 was 80 kg heavier than the one verified in 2001. This event is happening due to a shift in consumer trends, where the SUV’s market share rose from 2% to over 34% nowadays. This transition did not allow the full potential of technological development to be achieved. }
{pt=Transporte, Serviços, Conforto, Segurança, Controlo de Emissões, Análise Mássica., en=Transportation, Services, Comfort, Safety, Emissions Control, Mass Analysis.}

novembro 21, 2019, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Tiago André Perdigão Alexandre Ribeiro

Maretec

Especialista