Dissertação

{pt_PT=Cruise ship itinerary design} {} EVALUATED

{pt=O objectivo dessa tese é desenvolver um modelo de optimização usando o solver CPLEX e MIP para tal, como também estudar novas oportunidades de itinerários na Península Ibérica e na costa brasilieira. O modelo escolhido para isso nessa tese calcula separadamente os custos, com base no tamanho do navio e a duração, em dias, do itinerário, e a receita, com base no mês do ano e nos portos escolhidos. A validação do modelo é feita através da comparação de seus resultados, gerados para a região da Península Ibérica, com um modelo usando simulação de Monte Carlo e também dos itinerários típicos da região. Os resultados mostraram uma oportunidade de novos itinerários de cruzeiro na Península Ibérica, utilizando portos que não são tradicionalmente famosos pela atividade de cruzeiro, como por exemplo Setúbal, Safim, Huelva, e Motril. Já para o caso da costa brasileira, os resultados alternativos não apresentaram benefícios em comparação com as rotas tradicionais da região. Além disso, de uma maneira genérica, o modelo desenvolvido mostrou que, navios de cruzeiro possuem uma estrutura de custo completamente diferente de um navio mercante, por causa da quantidade expressiva de tripulação necessária, do alto preço do navio e da grande quantidade de suprimento consumido à bordo., en=The objective of this thesis is to develop an optimization code using CPLEX solver and mixed integer programming technique, and to evaluate possible new cruise itineraries at the Iberian Peninsula and Brazilian coast. The model chosen in this thesis calculates the cost and the revenue of the itinerary separately, using a cost structure based on the size of the ship and the duration of the itinerary, and a revenue structure based on the month of the year and the ports selected. Validation is done through comparing it with a Monte Carlo model for the Iberian Peninsula and with typical itineraries for this region. The results showed an opportunity of new itineraries routes at the Iberian Peninsula region, calling at ports which are not traditionally famous for cruising activities, such as Setúbal, Safim, Huelva, and Motril. For the Brazilian coast however, the results showed no improvement of profit using alternative itineraries in comparison with typical itineraries of that region. Furthermore, in a general way, the model showed that cruise ships have a different cost structure in comparison with merchant ships, given the size of crew required, the high price of the ship, and the quantity of supply onboard.}
{pt=Cruzeiros Marítimos, Itinerários de cruzeiros, Desenvolvimento de itinerários, Optimização, Logística, en=Cruise industry, Cruise itineraries, Itinerary Design, Optimization, Logistics}

janeiro 22, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar