Dissertação

{en_GB=Evaluation of the pressurization conditions on the aircraft C-130} {} EVALUATED

{pt=Problemas de pressurização são muito comuns nos aviões. Para que estes consigam operar correctamente é vital que não existam fugas de ar na cabine, excepto devidamente controladas, de modo a manter uma pressão interna que possibilite à tripulação voar acima dos 3000 pés. A pressurização e os seus ciclos de pressão e descompressão representam também uma carga adicional na estrutura da fuselagem. Para caracterizar o objecto de estudo e o problema em questão foi feito um levantamento sobre o funcionamento do sistema de pressurização do C-130. Foram elaborados dois estudos, o primeiro onde se identificou os procedimentos normativos para a detecção e reparação de fugas de pressurização. Acompanhou-se em termos práticos este processo, tanto ao nível de detecção como de selagem e eliminação de fugas. O segundo estudo foi feito relativamente ao impacto do diferencial de pressão na estrutura do avião e à quantificação das cargas de pressurização máximas. Dado que o avião possui uma fuselagem central não circular, onde está situado o trem principal de aterragem, foi feita uma Análise de Elementos Finitos de modo a estudar os esforços situados na zonas de união e de transferência de cargas. Foi também feita uma análise a uma das vigas da estrutura modelada em CAD possibilitando assim a comparação entre análises bem como a validação dos resultados., en=Pressurization problems are quite common in air planes. In order for aircrafts to work properly it is vital that there are no air leaks in the cabin, except controlled leaks, to maintain the internal pressure making it able for the crew to fly over 3000 feet. Pressurization and its pressure and decompression cycles also represent an additional load on the fuselage’s structure. To characterize the object of study and its problem it was made some research about the pressurization system of C-130. There were developed 2 studies, the first was where the standard procedures for detection and repair as well as seal of leaks were identified. It was made a practical follow up of the procedure, not just detection of leaks but also sealing and leak’s removal. The second study was relative to the impact of the pressure differential on the aircraft’s structure and the quantification of the maximum pressure loads. Given the C-130 has a non-circular pressure vessel, where there is the Main Landing Gear, it was made a Finite Element Analysis to be able to study the loads on the connection areas and transferable loads. It was also made a FEA analysis on one of the MLG beams, using CAD, making it possible to compare analysis as well as the results’ validation.}
{pt=Aeronave, Fuselagem, Fugas, Diferencial de Pressão, Pressurização, Análise Estrutural, en=Aircraft, Fuselage, Leaks, Pressure Differential, Pressurization, Structural analysis}

Junho 27, 2017, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado