Dissertação

{pt_PT=Localização de Fontes Acústicas em Interiores de Avião usando o Conceito de Transmissibilidade} {} EVALUATED

{pt= A presente tese responde essencialmente à seguinte questão: como localizar fontes acústicas harmónicas tendo acesso a um conjunto reduzido de pressões medidas. Para abordar este problema, e inspirado em recentes estudos em dinâmica estrutural, o autor propõe um novo conceito de matriz de transmissibilidade de pressões. A transmissibilidade relaciona as pressões medidas com conjuntos de pressões desconhecidas em potenciais locais de fontes. Não obstante o conceito de transmissibilidade escalar já ser tratado na literatura, estes desenvolvimentos são considerados importantes, por exemplo, em casos onde as posições são inacessíveis. A localização das fontes é efectuada comparando o erro ou correlação entre pressões medidas, para uma dada gama de frequências, e pressões estimadas. As pressões estimadas são obtidas por um modelo de elementos finitos que assume fluído invíscido e compressível, ausência de escoamento médio e pressão e densidade médias uniformes no domínio. Casos simples ilustram a detecção de fontes pontuais em domínios unidimensionais ou localização de uma ou duas fontes em linha em domínios bidimensionais simples. Uma versão simplificada (em duas dimensões) de interior de avião foi modelada onde se testa com sucesso a localização de uma fonte em linha. Finalmente, note-se que o conceito de matriz de transmissibilidade de pressão é considerado uma nova e significativa contribuição, dado que o autor não a encontrou na literatura. O método de localização é uma exploração académica das aplicações da transmissiblidade que revelou o seu potencial e limitações. Adicionalmente, é requerido um modelo suficientemente preciso do domínio e são esperados cálculos computacionais intensivos. , en= This thesis answers essentially to the following question: how to locate harmonic acoustic sources having a reduced set of measured pressures? To address this problem, and inspired in state-of-the-art studies in structural dynamics, the author proposes a new concept of pressure transmissibility matrix. The transmissibility relates the measured pressures with sets of unknown pressures i.e. in potential locations of the sources. Although a scalar transmissibility concept is already found in the literature, these developments are considered important e.g. in cases with inaccessible positions. The source location is done by comparing the error or the correlation between measured pressures, for a given frequency range, with estimated pressures. The estimated pressures are obtained by using a finite element model that assumes inviscid and compressible fluid, no mean flow and mean density and pressure uniform through all the domain. Simple cases illustrate the detection of punctual sources in one-dimensional domains or localization of one or two line sources in simple two-dimensional domains. A two-dimensional simplified version of an aircraft interior was modelled and used to successfully locate a line source. Finally, note that the concept of pressure transmissibility matrix is considered a new and significant contribution, as the author did not found it in the literature. The localization method is an academic exploration on the applications of the proposed transmissibility which revealed its potential and limitations. On the other hand it requires a sufficiently accurate model of the domain and intensive computations are to be expected.}
{pt=Transmissibilidade Acústica, Localização de Fontes Acústicas, Método dos Elementos Finitos, Problema Inverso, en=Acoustic Transmissibility, Acoustic Source Localization, Finite Element Method, Inverse Problem}

junho 22, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar