Disciplina
Conceção Otimizada de Aeronaves
Área
Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial
Activa nos planos curriculares
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 9º Semestre > Conceção Otimizada de Aeronaves
MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 2 > Conceção Otimizada de Aeronaves
Nível
Avaliação continua, composta por quatro componentes: - Questionários em aula (10%) - Apresentação oral (10%) - Trabalhos (45%) - Projecto final (35%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Esta unidade curricular aborda os aspectos fundamentais de concepção optimizada de aeronaves utilizando ferramentas numéricas. A multidisciplinaridade em projecto aeronáutico é discutida e o conceito de projecto óptimo é introduzido. Uma revisão de métodos de optimização é apresentada, com enfase em gradientes, seguida de uma comparação de abordagens de projecto óptimo multidisciplinar. A importância da formulação de problemas de optimização, a escolha apropriada de fidelidade dos modelos de cada disciplina e a identificação do acoplamento entre elas é discutida. Exemplos numéricos de optimização aerodinâmica, estrutural e aeroestrutural fornecem ao estudante uma visão não só da importância da escolha das variáveis de projecto, objectivo e constrangimentos, mas também do impacto físico no desempenho da aeronave. O objectivo desta unidade curricular é fornecer ao estudante uma compreensão de como podem problemas complexos multidisciplinares serem abordados numericamente.
Programa
1.Introdução à Concepção Optimizada de Aeronaves: perspectiva histórica; 2.Investigação operacional: terminologia e classificação de problemas; 3.Optimização com gradientes: métodos (não) constrangidos. Métodos de penalidade; 4.Métodos de análise de sensibilidade: diferenças finitas, diferenciação algorítmica, semi-analíticos; 5.Optimização sem gradientes; Métodos heurísticos: população e trajectória; 6.Optimização multiobjectivo: frente de Pareto, pesos e população; 7.Modelos aproximados: desenho de experiências. Multi-fidelidade; 8.Introdução a MDO: estratégias e abordagem formal; 9.Análise multidisciplinar: decomposição e abordagens de solução; 10.Arquitecturas MDO: monolíticas e distribuídas; 11.Aeroelasticidade: estática e dinâmica, interação de disciplinas; 12.Interação fluido-estrutura: elementos chave e estratégias de acoplamento temporal; 13.Optimização aeroestrutural: software MDO e ferramenta aeroestrutural; 14.Projecto final: conceito, formulação e compromissos.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua, composta por quatro componentes: - Questionários em aula (10%) - Apresentação oral (10%) - Trabalhos (45%) - Projecto final (35%)
Pré-requisitos
É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos básicos de Aerodinâmica / Mecânica dos fluidos computacional, Mecânica dos materiais e dos sólidos / Mecânica computacional, Desempenho, Estabilidade de voo e Projecto integrador em engenharia aeroespacial.
Componente Laboratorial
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Todos os trabalhos e projecto final requerem computação e conhecimentos de programação. É esperada a utilização das linguagens de programação em Matlab e python. Componente correspondente a 1 ECTS. Competências cobertas: Automação, Decomposição e Raciocínio algorítmico.
Componente de Competências Transversais
As seguintes competências são desenvolvidas nas componentes de avaliação de Apresentação oral e Projecto final: - Pensamento critico e inovador (criatividade e abordagem à resolução de problemas) - Competências interpessoais (apresentação oral e trabalho em equipa) - Literacia da informação e dos media (localizar e aceder a informação) Componente correspondente a cerca de 20% da avaliação.
Bibliografia
Principal
Secundária
Aircraft Design: A Conceptual Approach
Multidisciplinary Design Optimization of Aircrafts
MJ Kochenderfer and TA Wheeler
Multidisciplinary design optimization: A survey of architecture
AIAA Journal, 51(9):2049-2075. DOI:10.2514/1.J051895
Open-source coupled aerostructural optimization using Python
JP Jasa, JT Hwang and JRRA Martins
SAMO, 57(4):1815-1827. DOI:10.1007/s00158-018-1912-8
OpenMDAO: An open-source framework for multidisciplinary design, analysis, and optimization
JS Gray, JT Hwang, JRRA Martins, KT Moore, BA Naylor
SAMO, 59(4):1075-1104. DOI:10.1007/s00158-019-02211-z