Disciplina
Gestão de Sistemas Energéticos
Área
Área Científica de Ambiente e Energia > Planeamento e Desenvolvimento Sustentável
Activa nos planos curriculares
Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Smart Cities > Gestão de Sistemas Energéticos
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Gestão de Sistemas Energéticos
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Gestão de Sistemas Energéticos
Nível
Avaliação contínua (50%): questionários Kahoot nas aulas teóricas (15%), performance num jogo de equipa que tem como objectivo o design de cenários energéticos para 2050 para Portugal que obedeçam a critérios ambientais e económicos (10%) e trabalho de grupo com apresentação oral (25%). Exame final com nota mínima de 9.5 (50%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Tornar o engenheiro consciente da importância da energia para a criação de valor económico, para o ambiente e para a saúde humana. Dotar o engenheiro dos conceitos e ferramentas que lhe permitam compreender e modelar os fluxos energéticos e definir acções que lhe permitam racionalizar o uso da energia quantificando os benefícios económicos e ambientais destas acções: (1) à escala do país e dos sectores económicos, (2) em sistemas industriais, (3) em edifícios, (4) nos transportes e (5) em equipamentos complexos.
Programa
Análise energética e exergética de sistemas. Eficiências energética e exergética. Representação gráfica das transformações de energia através de diagramas de Sankey e de Grassman. Energia primária (recursos), final (vectores) e útil (usos) à escala nacional, regional e mundial. Transições energéticas nos recursos, vetores e nos usos da energia nos últimos 200 anos. Evolução tecnológica. Balanço energético português. Recursos energéticos renováveis e não renováveis: intermitência e balanço oferta-procura de electricidade. Energia, ambiente e saúde humana: emissões de GEE e alterações climáticas; poluição atmosférica; outros efeitos ambientais. Energia e economia: relações entre a exergia útil, a eficiência exergética e o PIB. Uso da energia na indústria, nos transportes e nos edifícios e legislação. Cálculo dos consumos específicos de energia e do impacto de medidas de eficiência energética. Auditorias energéticas e planos de racionalização de energia. Estudos de caso.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (50%): questionários Kahoot nas aulas teóricas (15%), performance num jogo de equipa que tem como objectivo o design de cenários energéticos para 2050 para Portugal que obedeçam a critérios ambientais e económicos (10%) e trabalho de grupo com apresentação oral (25%). Exame final com nota mínima de 9.5 (50%).
Pré-requisitos
Termodinâmica.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica directamente.
Componente de Competências Transversais
O jogo em equipa e o trabalho com apresentação oral, vão promover as seguintes competências transversais, com total 35%: 1) Competências Interpessoais (o trabalho e o jogo são em equipa e o trabalho tem apresentação oral) 2) Literacia da informação e dos media (o trabalho será sobre uma notícia actual nacional ou internacional que cada grupo escolheu relacionada com alterações climáticas) 3) Pensamento Crítico e Inovador (o objectivo do trabalho será uma análise crítica da notícia no contexto do que aprenderam na UC)
Bibliografia
Principal
"Fundamentals of Engineering Thermodynamics"
M.J. Moran, H. N. Shapiro, D. D. Boettner and M. B. Bailey
8th edition. John Wiley & Sons, Inc.
"Energy, Management, Supply and Conservation"